Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1774| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância da leitura e escrita na perspectiva da alfabetização e do letramento |
| Autor(es): | Sousa, Maria Eliane Vieira de |
| Primeiro Orientador: | Santana, Wilder Kleber Fernandes de |
| referee1 : | Sobreira, Jéssica Lôbo |
| referee2: | Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e |
| Resumo: | O presente trabalho intitula-se: A importância da leitura e escrita na perspectiva da alfabetização e do letramento, realizado através de uma pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo, através de método dedutivo, tendo como objetivo geral: Realizar um estudo bibliográfico documental acerca da leitura e escrita em terreno brasileiro, bem como em alguns países latino-americanos. Assim, concebe-se a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende-se a leitura e a escrita como processos inerentes e substanciais para o processo ensino-aprendizagem na escola, pautando-se nas concepções teóricas de Antunes (2003), Cagliari (1999), Freire (2003), Koch (2006), Soares (2005), Kleiman (2006), Bakhtin (1979), bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001), dentre outros. Desse modo, o domínio da leitura e escrita oferecerão alicerce para aprendizagem dos conteúdos mais complexos. Portanto, essa pesquisa permitiu concluir de forma enfática a importância do ensino-aprendizagem da leitura e escrita e sua concepção para torná-lo significativo enquanto prática social. |
| Abstract: | This paper is entitled: The importance of reading and writing from the perspective of literacy and literacy, accomplished through a bibliographic research with descriptive approach through deductive method with the overall goal: Make a documentary bibliographical study about reading and writing in Brazilian land, as well as in some Latin American countries. So it is conceived language as a form of interaction and construction of meaning and defends the reading and writing as inherent and substantial processes for teaching-learning process in school, and are based on the theoretical concepts of Antunes (2003) Cagliari (1999), Freire (2003), Koch (2006), Soares (2005), Kleiman (2006), Bakhtin (1979) and the National Curriculum Standards for English Language (2001), among others. Thus, the reading and writing area will provide a foundation for learning more complex content. Therefore, this research concluded emphatically the importance of teaching and learning of reading and writing and its design to make it meaningful as a social practice. |
| Palavras-chave: | Leitura Escrita Alfabetização Letramento |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1774 |
| Data do documento: | 31-Out-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MEVS12122016 | 516,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
