Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Keliane Lachietti Vieira de-
dc.date.accessioned2020-07-08T19:24:15Z-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T19:24:15Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17756-
dc.description.abstractThe present work had as main objective to understand the importance of storytelling in Early Childhood Education, through the contribution of teaching practice, as one of the elements responsible for the social practices of reading in the school environment. Thus, the theme investigated arose from the initial contacts and observations made in the Early Childhood Education classes at the Basic Education School - EEBAS, located in the city of João Pessoa / PB, through the Pedagogical Residency Program (RP), from these experiences the following hypotheses were created: Teachers may not have the knowledge about the relevance of storytelling in the reading training of children, for this reason the action is little performed; In view of the lack of understanding of the oral narrative, the teachers are unaware of the techniques suggested to draw the children's attention, before, during and after the story. In order to investigate these issues, we decided to develop the research with the teachers of the Early Childhood Education classes III, IV and V of EEBAS, an institution that provoked the choice for the theme. For the methodological path, field research, of a qualitative nature, was chosen through the application of semi-structured questionnaires and descriptive observations. We seek theoretical support in the studies of Abramovich (2008), Fonseca (2012), Dohme (2000), Lajolo and Zilberman (2007), among other authors and documents that contributed to the theoretical foundation of the work. Through the analysis of the instruments applied, we found that the hypotheses "fell to the ground", considering that it was found that the teachers of early childhood understand storytelling as a playful activity capable of training readers as well as performing in their practical moments dedicated to reading, using specific methods and techniques that make the narrative easy and attractive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-08T19:24:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLVM07072020.pdf: 1908603 bytes, checksum: 5f6ebd0f48a36c498aa3003bae118b26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-08T19:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLVM07072020.pdf: 1908603 bytes, checksum: 5f6ebd0f48a36c498aa3003bae118b26 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleContação de histórias na educação infantil: a contribuição da prática docente na formação de leitorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, Marlene Helena de Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil, por meio da contribuição da prática docente, enquanto um dos elementos responsáveis pelas práticas sociais de leitura no ambiente escolar. Sendo assim, a temática investigada surgiu a partir dos contatos iniciais e das observações realizadas nas turmas da Educação Infantil na Escola de Educação Básica (EEBAS), localizada no Município de João Pessoa/PB, por intermédio do Programa Residência Pedagógica (RP), de modo que a partir destas experiências foram criadas as seguintes hipóteses: As docentes podem não possuir o conhecimento sobre a pertinência da contação de histórias na formação leitora das crianças, por esta razão a ação é pouco executada; Tendo em vista a falta de compreensão sobre a narrativa oral, as professoras desconhecem as técnicas sugeridas para chamar a atenção das crianças, antes, durante e após a história. A fim de investigar essas questões, decidimos desenvolver a pesquisa com as professoras das turmas de Educação Infantil III, IV e V da EEBAS, instituição esta que provocou a escolha pela temática. Para o percurso metodológico, elegeu-se a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, mediante a aplicação de questionários semiestruturados e observações descritivas. Buscamos apoio teórico nos estudos de Abramovich (2008), Fonseca (2012), Dohme (2000), Lajolo e Zilberman (2007), entre outros autores e documentos que contribuíram na fundamentação teórica do trabalho. Por meio da análise dos instrumentos aplicados, constatamos que as hipóteses "caíram por terra", tendo em vista que foi verificado que as docentes da educação infantil compreendem a contação de histórias como uma atividade lúdica capaz de formar leitores, assim como executam em suas práticas momentos dedicados a leitura, utilizando metodologias e técnicas específicas que tornam a narrativa dinâmica e atrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLVM07072020.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons