Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17756Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Keliane Lachietti Vieira de | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-08T19:24:15Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-07 | - |
| dc.date.available | 2020-07-08T19:24:15Z | - |
| dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17756 | - |
| dc.description.abstract | The present work had as main objective to understand the importance of storytelling in Early Childhood Education, through the contribution of teaching practice, as one of the elements responsible for the social practices of reading in the school environment. Thus, the theme investigated arose from the initial contacts and observations made in the Early Childhood Education classes at the Basic Education School - EEBAS, located in the city of João Pessoa / PB, through the Pedagogical Residency Program (RP), from these experiences the following hypotheses were created: Teachers may not have the knowledge about the relevance of storytelling in the reading training of children, for this reason the action is little performed; In view of the lack of understanding of the oral narrative, the teachers are unaware of the techniques suggested to draw the children's attention, before, during and after the story. In order to investigate these issues, we decided to develop the research with the teachers of the Early Childhood Education classes III, IV and V of EEBAS, an institution that provoked the choice for the theme. For the methodological path, field research, of a qualitative nature, was chosen through the application of semi-structured questionnaires and descriptive observations. We seek theoretical support in the studies of Abramovich (2008), Fonseca (2012), Dohme (2000), Lajolo and Zilberman (2007), among other authors and documents that contributed to the theoretical foundation of the work. Through the analysis of the instruments applied, we found that the hypotheses "fell to the ground", considering that it was found that the teachers of early childhood understand storytelling as a playful activity capable of training readers as well as performing in their practical moments dedicated to reading, using specific methods and techniques that make the narrative easy and attractive. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-08T19:24:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLVM07072020.pdf: 1908603 bytes, checksum: 5f6ebd0f48a36c498aa3003bae118b26 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-08T19:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLVM07072020.pdf: 1908603 bytes, checksum: 5f6ebd0f48a36c498aa3003bae118b26 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.title | Contação de histórias na educação infantil: a contribuição da prática docente na formação de leitores | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | França, Marlene Helena de Oliveira | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo principal compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil, por meio da contribuição da prática docente, enquanto um dos elementos responsáveis pelas práticas sociais de leitura no ambiente escolar. Sendo assim, a temática investigada surgiu a partir dos contatos iniciais e das observações realizadas nas turmas da Educação Infantil na Escola de Educação Básica (EEBAS), localizada no Município de João Pessoa/PB, por intermédio do Programa Residência Pedagógica (RP), de modo que a partir destas experiências foram criadas as seguintes hipóteses: As docentes podem não possuir o conhecimento sobre a pertinência da contação de histórias na formação leitora das crianças, por esta razão a ação é pouco executada; Tendo em vista a falta de compreensão sobre a narrativa oral, as professoras desconhecem as técnicas sugeridas para chamar a atenção das crianças, antes, durante e após a história. A fim de investigar essas questões, decidimos desenvolver a pesquisa com as professoras das turmas de Educação Infantil III, IV e V da EEBAS, instituição esta que provocou a escolha pela temática. Para o percurso metodológico, elegeu-se a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, mediante a aplicação de questionários semiestruturados e observações descritivas. Buscamos apoio teórico nos estudos de Abramovich (2008), Fonseca (2012), Dohme (2000), Lajolo e Zilberman (2007), entre outros autores e documentos que contribuíram na fundamentação teórica do trabalho. Por meio da análise dos instrumentos aplicados, constatamos que as hipóteses "caíram por terra", tendo em vista que foi verificado que as docentes da educação infantil compreendem a contação de histórias como uma atividade lúdica capaz de formar leitores, assim como executam em suas práticas momentos dedicados a leitura, utilizando metodologias e técnicas específicas que tornam a narrativa dinâmica e atrativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KLVM07072020.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
