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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Isabelle dos-
dc.date.accessioned2020-07-08T20:12:04Z-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T20:12:04Z-
dc.date.issued2020-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17759-
dc.description.abstractThe present work highlights the importance of the use of children's books with black protagonists for the development of the identity of the black child. The objectives of the research sought to reflect on the role of the school, on the importance of representativeness in children's books and on how these instruments can help the child to build his/her identity. This is a work based on action research, developed throughout 2019, through the Pedagogical Residency Program. The classes in which the research was developed were 2nd, 3rd and 4th year of elementary school with students between 7 and 10 years in the afternoon shift. Action research is a methodology that allows the researcher to have an active participation in what he proposed to investigate. We conclude the importance that children's and youth works have in the experience of a child. Through them we can obtain debates that demystify the stereotypes of whiteness and build a solid foundation on the positive identity of a black child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-08T20:12:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IS07072020.pdf: 826857 bytes, checksum: 09d3996511ac9f8728353e410e43686c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIdentidade - criança negrapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto juvenilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.title"Cora é negra e tem cabelo cacheado igual a mim": literatura infanto-juvenil e a construção da identidade negra na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Surya Aaronovich Pombo de-
dc.description.resumoO presente trabalho destaca a importância do uso de livros infanto-juvenis com personagens negros protagonistas para o desenvolvimento da identidade da criança negra. Os objetivos da pesquisa buscaram refletir sobre o papel da escola, sobre a importância da representatividade nos livros infanto-juvenis e sobre como esses instrumentos podem ajudar a criança a construir sua identidade. Trata-se de um trabalho pautado na pesquisa-ação, desenvolvido por todo o ano de 2019, através do Programa Residência Pedagógica. As turmas em que a pesquisa se desenvolveu foram 2°, 3° e 4° ano do ensino fundamental com estudantes entre 7 e 10 anos no turno vespertino. A pesquisa-ação é uma metodologia que permite o pesquisador ter uma participação ativa no que se propôs a investigar. Concluímos a importância que as obras infanto-juvenis têm na vivência de uma criança. Por meio delas podemos obter debates que desmistifiquem os estereótipos da branquitude e construa uma base sólida sobre a identidade positiva de uma criança negra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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