Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Danielly Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-08T20:28:00Z-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T20:28:00Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17760-
dc.description.abstractThe present work, entitled “The applicability of Universal Design for Learning: perceptions of teachers and considerations of literature” started from the reflection on the possibility of attending all students in their specificities and thinking about the way they learn. Its general objective is: analyze, from the literature and the teachers' perception, the applicability of Universal Design for the Learning in schools. In this sense, a bibliographic study was prepared with the clipping between 2015 and 2020, to understand if there are indications of experiences regarding the application of the concept, in order to understand whether it is possible to apply it or not, as well as semi-structured interviews were carried out with four teachers from four schools, two public and two private in the municipality of Bayeux, in an attempt to understand if the practices that teachers already have give some indication that it is possible to apply the concept, as well as to perceive through the answers if they (a) agreed with the main concept points or not. The results found in the bibliographic research point out that the practices carried out were punctual actions, most with positive results, in this sense, the sources point out that there is the possibility of applying the concept. When it came to the interview, the teachers agreed with most of the principles that were asked, some of them disagreed with the possibility of motivating all students. A positive point was that some of the practices reported in the interview were related to stimulating the different areas of the brain, which is not yet a practice based on Universal Design for Learning, but it does indicate that it is possible to do so.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-08T20:28:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DRSP07072020.pdf: 1423602 bytes, checksum: e63138b7f5c6086d1914023bda2182f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-08T20:28:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DRSP07072020.pdf: 1423602 bytes, checksum: e63138b7f5c6086d1914023bda2182f8 (MD5) Previous issue date: 2020-04-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola - desenho universalpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDesenho universal - sala de aulapt_BR
dc.titleAplicabilidade do desenho universal para a aprendizagem: percepção de professores e considerações da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “A aplicabilidade do Desenho Universal para a Aprendizagem: percepções de professores e considerações da literatura” partiu da reflexão sobre a possibilidade de atender a todos os alunos (as) em suas especificidades e pensando no modo que aprendem. Tem como objetivo geral: analisar, a partir da literatura e da percepção de professores, a aplicabilidade do Desenho Universal para a Aprendizagem nas escolas. Nesse sentido, foi elaborado um estudo bibliográfico com o recorte entre 2015 e 2020, para perceber se há indícios de experiências referentes a aplicação do conceito, a fim de perceber se é possível aplicá-lo ou não, como também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores (as) de quatro escolas, sendo duas públicas e duas particulares no município de Bayeux, na busca de entender se as práticas que os professores já têm dão algum indício de que é possível aplicar o conceito, como também perceber por meio das respostas se eles (as) concordavam com os principais pontos do conceito ou não. Os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica apontam que as práticas realizadas foram ações pontuais, a maioria com resultados positivos, nesse sentido, as fontes apontam que há a possibilidade de aplicar o conceito. Se tratando da entrevista, os professores concordaram com a maioria os princípios que foram perguntados, alguns deles discordaram da possibilidade de motivar a todos os alunos. Um ponto positivo foi que algumas das práticas relatadas na entrevista se relacionavam aos estímulos as diferentes áreas do cérebro, o que ainda não é uma prática baseada no Desenho Universal para a Aprendizagem, mas que dá indícios de que é possível fazê-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRSP07072020.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons