Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nathália Fernanda de Almeida-
dc.date.accessioned2020-07-09T14:19:50Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-09T14:19:50Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17766-
dc.description.abstractCience education has a fundamental role in today's society, since the knowledge and products of science are increasingly present in the daily life of each citizen. Science teaching enables students to understand the world around them, perceiving themselves as active subjects and agents of their transformations. Teaching science today is a challenge in basic education, specifically in the early years of elementary school. The traditional teaching model, still used in educational institutions, contributes to keeping education out of context and fragmented in terms of the approach to disciplinary content. Reflecting on the challenges involving scientific education in the country, this research aimed to find out how science teaching has been approached in the classrooms of schools in the city of João Pessoa, specifically those of the early years of elementary school. The research was guided by the qualitative approach whose strategy was based on bibliographical and exploratory research. The methodological path involved two distinct and interrelated stages: in the first, a bibliographic survey was made on the theme, seeking to know the historicity and the challenges that involved scientific education in the country; then, from interviews with 20 teachers from the early years, we sought to know aspects of this educational reality in six schools - between public and private - in the city of João Pessoa. The results showed that, in the schools investigated, science teaching is developed along the lines of traditional teaching, even when teachers indicated using active methodological and / or playful resources. We understand that the limitations and weaknesses of science education are still a reality, but that they can be overcome by making classes more dynamic. At the same time, it imposes on Science teachers the responsibility to innovate their classes, seeking attractive and efficient methodologies, thus contributing to the construction of effective learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-09T14:19:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NFAS08072020.pdf: 569755 bytes, checksum: ed0e070ce52c7d0aa691738f5cdc5067 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-09T14:19:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NFAS08072020.pdf: 569755 bytes, checksum: ed0e070ce52c7d0aa691738f5cdc5067 (MD5) Previous issue date: 2020-04-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectEnsino - ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleUma investigação sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas do município de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Aparecida de Lourdes Paes-
dc.description.resumoA educação científica tem um papel fundamental na sociedade atual, visto que os conhecimentos e os produtos da ciência estão presentes, cada vez mais, na vida cotidiana de cada cidadão. O ensino de ciência possibilita aos alunos compreenderem o mundo a sua volta, percebendo-se sujeitos ativos e agentes de suas transformações. Ensinar ciências, na atualidade, constitui-se em um desafio na educação básica, especificamente, nos anos iniciais do ensino fundamental. O modelo tradicional de ensino, ainda utilizado nas instituições educativas, contribui para manter a educação descontextualizada e fragmentada quanto à abordagem dos conteúdos disciplinares. Refletindo sobre os desafios que envolvem a educação científica no país, esta investigação teve como objetivo saber como o ensino de ciências vem sendo abordado nas salas de aula de escolas do município de João Pessoa, especificamente as dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa cuja estratégia se pautou na pesquisa bibliográfica e exploratória. O percurso metodológico envolveu duas etapas distintas e inter-relacionadas: na primeira, fez-se um levantamento bibliográfico sobre o tema, buscando-se conhecer a historicidade e os desafios que envolviam a educação científica no país; em seguida, a partir de entrevistas realizadas com 20 professores dos anos iniciais, buscou-se conhecer aspectos dessa realidade educacional em seis escolas - entre públicas e privadas - do município de João Pessoa. Os resultados mostraram que, nas escolas investigadas, o ensino de ciências é desenvolvido nos moldes do ensino tradicional, mesmo quando os professores indicaram fazer uso de recursos metodológicos ativos e/ou de natureza lúdica. Entendemos que as limitações e fragilidades do ensino de ciências ainda é uma realidade, mas que podem ser superadas pela dinamização das aulas. Ao mesmo tempo impõe aos docentes de Ciências a responsabilidade de inovar suas aulas, buscando metodologias atrativas e eficientes para, assim, contribuir para construção de aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NFAS08072020.pdf556,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons