Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Myrvia Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-07-09T14:35:49Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-09T14:35:49Z-
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17767-
dc.description.abstractThe present work deals with the theme Education and Spirituality, having as object of study, specifically, spirituality in a conception of education that comprehends human integrality. The general objective of the work is to associate spirituality with a formative conception that contemplates human integrality. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: to understand the meaning of human integrality; address the philosophical assumptions of spirituality in human formation; and associate education and spirituality. For the construction of this theoretical framework, we conducted a qualitative research and bibliographic procedure. The research was referenced in Röhr (2010), Röhr (2011) and Röhr (2013), dialoguing with the author Policarpo Júnior (2010). The philosophical studies of the authors presented constituted the epistemological part of the research, through which the arguments were interpreted and constructed (GADAMER, 2015). The association of the educational task with spirituality is based on the assumption that education can be a path that leads the subjects involved (educator and student) towards integral human formation. The preparation to include the spiritual dimension in the educational processes begins when the pedagogical practices favor the care with the immanent basic dimensions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-09T14:35:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFV08072020.pdf: 798898 bytes, checksum: 23d9c3adf74a76cde0c9908542a30f4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-09T14:35:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFV08072020.pdf: 798898 bytes, checksum: 23d9c3adf74a76cde0c9908542a30f4e (MD5) Previous issue date: 2020-04-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - espiritualidadept_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectFormação humana - espiritualidadept_BR
dc.subjectIntegralidade humanapt_BR
dc.titleA espiritualidade numa concepção de educação que compreende a integralidade humanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rodrigo Silva Rosal de-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da temática Educação e Espiritualidade, tendo como objeto de estudo, especificamente, a espiritualidade numa concepção de educação que compreende a integralidade humana. O objetivo geral do trabalho é associar a espiritualidade a uma concepção formativa que contemple a integralidade humana. Para o alcance do mesmo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: compreender a acepção de integralidade humana; abordar os pressupostos filosóficos da espiritualidade na formação humana; e associar educação e espiritualidade. Para a construção deste arcabouço teórico, realizamos uma pesquisa de modalidade qualitativa e procedimento bibliográfico. A pesquisa foi referenciada em Röhr (2010), Röhr (2011) e Röhr (2013), dialogando com o autor Policarpo Júnior (2010). Os estudos filosóficos dos autores apresentados constituíram o recorte epistemológico da pesquisa, por meio do qual foi feita a interpretação e construção dos argumentos (GADAMER, 2015). A associação da tarefa educacional com a espiritualidade parte do pressuposto de que a educação pode ser um caminho que conduz os sujeitos envolvidos (educador e educando) na direção da formação humana integral. O preparo para incluir a dimensão espiritual nos processos educativos começa quando as práticas pedagógicas favorecem o cuidado com as dimensões básicas imanentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFV08072020.pdf780,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons