Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17769
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Matrid Raianne da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-09T15:15:11Z-
dc.date.available2020-07-08-
dc.date.available2020-07-09T15:15:11Z-
dc.date.issued2020-04-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17769-
dc.description.abstractThe main objective of this piece of work was to understand which concepts and practices of learning evaluation should and/or are being developed by teachers of the Literacy Cycle (Ciclo de Alfabetização). With specific objectives we intend to: identify the role and dimensions of learning evaluation in the Literacy Cycle; analyze which concepts of learning evaluation the teachers working in the Literacy Cycle have; evaluate how the concepts of learning evaluation presented by teachers in the Literacy Cycle relate to their practices; identify which instruments and evaluation criteria are being used and their contributions to a learning evaluation committed to the students' learning success in the Literacy Cycle. As a research methodology, the qualitative method was prioritized, using a case study, as well as participant observation and semi-structured interview. The research was carried out among three Literacy Cycle teachers of a Municipal School in João Pessoa/PB, one of them being a 1st year Basic Education teacher and the other two are 2nd year Basic Education teachers. We sought theoretical support in the discussions of Mainardes (2008; 2009) and Perrenoud (2004), in their studies on the cycles, Hoffmann (2001; 2006) and Luckesi (2001;2006) in their studies on the evaluation of learning and Pereira (2012) and Villas Boas (2013), who contributed with their studies on the evaluation of learning in cycles, among other authors who contributed to the discussions of this work. The results of this research show that, despite the identification of some elements, in the pedagogical action of the teachers, justifying evaluation as an instrument of mediation between teaching and learning, the evaluation practice continues many times presenting a punctual and classificatory character, caused, mainly, by the incomprehension about the continuous progression, the purpose and importance of the evaluation of learning in the Literacy Cycle and the inefficiency of the continuous formations. In view of this, we recognize the importance of learning evaluation for the success of students' learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-09T15:15:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRSR08072020.pdf: 965483 bytes, checksum: dce14da454c06896931121cd7583fdf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-09T15:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRSR08072020.pdf: 965483 bytes, checksum: dce14da454c06896931121cd7583fdf2 (MD5) Previous issue date: 2020-04-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO que, por que e como avaliar no ciclo de alfabetização: concepções e práticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Joseval dos Reis-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal compreender que concepções e práticas de avaliação das aprendizagens deveriam e/ou estão sendo desenvolvidas pelas professoras do Ciclo de Alfabetização. Com os objetivos específicos procuramos: identificar o papel e as dimensões da avaliação das aprendizagens no Ciclo de Alfabetização; analisar quais as concepções de avaliação das aprendizagens têm as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização; avaliar de que maneira as concepções de avaliação das aprendizagens apresentadas pelas professoras do Ciclo de Alfabetização se relacionam com suas práticas; identificar quais instrumentos e critérios avaliativos estão sendo utilizados e as contribuições dos mesmos para uma avaliação das aprendizagens comprometida com o sucesso das aprendizagens dos alunos no Ciclo de Alfabetização. Como metodologia de pesquisa, foi priorizado o método qualitativo, por meio de estudo de caso, fazendo uso das ferramentas de observação participante e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada com três professoras do Ciclo de Alfabetização de uma Escola Municipal de João Pessoa/PB, sendo uma professora do 1° ano do Ensino Fundamental e duas professoras do 2º ano do Ensino Fundamental. Buscamos apoio teórico nas discussões de Mainardes (2008; 2009) e Perrenoud (2004), em seus estudos sobre os ciclos, Hoffmann (2001; 2006) e Luckesi (2001;2006) em seus estudos sobre a avaliação das aprendizagens e Pereira (2012) e Villas Boas (2013), que contribuíram com seus estudos sobre a avaliação das aprendizagens no regime de ciclos, entre outros autores que contribuíram para as discussões deste trabalho. Os resultados desta pesquisa mostram que, apesar da identificação de alguns elementos, na ação pedagógica das professoras, que fundamentam a avaliação como um instrumento de mediação entre o ensino e a aprendizagem, a prática avaliativa continua muitas vezes apresentando caráter pontual e classificatório, ocasionado, principalmente, pela incompreensão acerca da progressão continuada, da finalidade e importância da avaliação das aprendizagens no Ciclo de Alfabetização e a ineficiência das formações continuadas. Diante disso, reconhecemos a importância da avaliação das aprendizagens para o sucesso da aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSR08072020.pdf942,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons