Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17775| Tipo: | TCC |
| Título: | Construção da identidade negra positiva na educação infantil: representações da cultura afro-brasileira no ambiente escolar |
| Autor(es): | Inácio, Luciene |
| Primeiro Orientador: | Barros, Surya Aaronovich Pombo de |
| Resumo: | A escola é um espaço onde a diversidade se faz presente. Nela aonde quer que se vá encontramos o diferente. As instituições educacionais deveriam ser o lugar onde os sujeitos pudessem construir sua identidade positivamente, manifestando sua cultura sem quaisquer discriminações, ou alvo de racismo. O presente trabalho teve como objetivo investigar como a identidade da criança negra é construída em uma unidade de educação infantil. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com a realização da pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário com profissionais da educação infantil (duas docentes, gestora e psicóloga) e observação do cotidiano escolar da Escola de Educação Básica, localizada no município de João Pessoa-PB. Dentre os resultados destacamos que mesmo a escola afirmando ser contra o racismo, foi possível perceber que a discriminação apresentou-se de maneira não verbal. Como formas de enfrentamento as educadoras devem promover situações em que a criança reconheça suas particularidades positivamente, e saiba conviver com a diversidade existente no ambiente escolar/na sociedade. Ao final deste trabalho destacamos que a formação das profissionais deve ser obrigatória e promova aquisição mais específica sobre conteúdos como questões relacionadas à história e cultura africanas e afro-brasileira. |
| Abstract: | The school is a space where diversity is present. In it wherever we go we find the different. Educational institutions should be the place where subjects can construct their identity positively, manifesting their culture without any discrimination, or the target of racism. The present work aimed to investigate how the identity of the black child is built in a unit of early childhood education. The adopted methodology was of qualitative nature, with the accomplishment of the field research, through the application of a questionnaire with professionals of the infantile education (two teachers, manager and psychologist) and observation of the daily school of the School of Basic Education, located in the city João Pessoa-PB. Among the results we highlight that even though the school claiming to be against racism, it was possible to perceive that discrimination was presented in a non-verbal manner. As ways of coping, educators should promote situations in which the child positively recognizes their particularities, and knows how to live with the existing diversity in the school environment / in society. At the end of this work, we highlight that the training of professionals must be mandatory and promote more specific acquisition on contents such as issues related to African and Afro-Brazilian history and culture. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Identidade negra positiva Racismo Escola - cultura afro-brasileira |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17775 |
| Data do documento: | 3-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LI09072020.pdf | 5,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
