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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17776| Tipo: | TCC |
| Título: | Gestão docente de conflitos pela pedagogia institucional: análise de uma contingência à luz da teoria das habilidades sociais |
| Autor(es): | Silva, Fabiana Lima da |
| Primeiro Orientador: | Andrade, Fernando Cézar Bezerra de |
| Resumo: | O presente trabalho objetiva avaliar as habilidades sociais educativas (HSE) de um docente de escola de educação básica em uma contingência dedicada à gestão de conflito relacional entre discentes no contexto de uma reunião do conselho de classe, para apreciar, inclusive, sua competência social. Essa contingência foi observada em uma sequência do filme “Parole – L’Héritage Dolto”, dirigido por Vincent Blanchet em 2006, que apresenta a Pedagogia Institucional (PI) na Escola de La Neuville (França). A contingência é analisada à luz da Teoria das Habilidades Sociais (THS). Desse modo, como corolário da pesquisa, espera-se articular a Pedagogia Institucional (PI) e a THS, com ênfase na classe de HSE, quando esta teoria evidencia HSE de docente praticante da PI. A proposta para a análise desta contingência surgiu por compreender-se que a PI oferece ao docente e à instituição escolar dispositivos práticos que viabilizam o manejo docente de conflitos (no caso em análise, o conselho escolar); por sua vez, a THS presume o próprio comportamento docente como modelo para os alunos na interação, fazendo com que o alunado possa desenvolver a capacidade de resolver problemas relacionais de maneira adequada. Para tanto, inicialmente são apresentadas, a partir das literaturas respectivas em língua portuguesa, a TSH e a PI como suportes teóricos na gestão docente de conflitos entre discentes. Em seguida, a metodologia da investigação é apresentada: transcrição da contingência, com duração de 02’29”, em plano médio, apresentando as interações de três sujeitos numa reunião do conselho de classe (dispositivo da PI) para a mediação, por um professor, de um conflito que ocorreu entre dois alunos. Tanto a escola como o conflito são historiados, para contextualizar a análise. Considerando-se o caráter documental dos dados e seu caráter público (documentário), presume-se que foram adotadas, por diretor e produtores, as necessárias medidas éticas habituais. Nesta pesquisa, também pelo acesso público ao documento, os nomes dos próprios sujeitos envolvidos são empregados, manifestando-se o respeito para em esses sujeitos, sobretudo, no cuidado com as interpretações realizadas. Buscase identificar e interpretar o repertório de HSE do docente que geriu o conflito na contingência do conselho. Os principais resultados da análise do comportamento do docente observado no documentário apontam a PI como prática propícia para o desenvolvimento de HSE requeridas no trabalho docente, tornando o comportamento do professor competente, sobretudo na resolução pacífica de conflitos. Nesse sentido, sugere-se que a PI inclua intencionalmente no seu modelo de formação de professores o Treinamento de Habilidades Sociais, buscando ampliar o repertório de HS de docentes em formação (inicial e continuada), principalmente de HSE. Com isto, docentes terão mais chances para lidar de maneira adequada com os comportamentos emitidos pelos alunos, ao mesmo tempo que consequentemente ajudarão seu alunado a ampliar práticas de enfretamento não violentas em momentos de conflitos e tensões. |
| Abstract: | This work aims to evaluate how educational social skills (ESS) and the social competence of a teacher in an elementary school, acting in a contingency dedicated to the management of a relational conflict between two students in the context of a class council meeting. This contingency was observed in a sequence of the film “Parole - L'Héritage Dolto”, directed by Vincent Blanchet in 2006, which presents the Institutional Pedagogy (IP) at the School of La Neuville (France). The contingency is analyzed in the light of the Social Skills Theory (SST). As the corollary of this research, to articulate IP and SST, with emphasis on the ESS class, when this theory highlights the ESS of the teacher who practices the PI. A proposal for the analysis of this contingency arose because I understood that a PI offers to teachers and schools practical institutions that can enable managing conflicts by the teacher (in the analyzed contingency, the institution of the school council); in its turn, the SST assumes teacher’s performance as a model for students in interactions, enabling students to develop the ability to solve relational problems with an appropriate way. To this end, considering literature in Portuguese, a presentation of SST and IP is done, as theoretical grounds to the teachers that manage conflicts between students. Then, methodology is described: contingency transcription, with duration of 02'29”, in medium plane, showin the interactions of three subjects in a class council meeting (IP device) for the mediation, by a teacher, of a conflict that occurred between two students. Both school and conflict are described, to contextualize the analysis. It is infered that the movie, as public document, was produced under the usual ethical measures. In this research, also due to public access to the document, the names of the individuals involved are reffered, as long as respect to these subjects is observed, mainly in the interpretations. Since this study seeks to identify and interpret the teacher’s ESS repertoire during conflict’s mediation, the main results pointed out to the IP as a favorable practice for the development of required ESS to teaching work, showing the social competence of the teacher, specially in the peaceful resolution of conflicts. In this sense, it is suggested that IP intentionally include in its model of teachers’ preparation, the Social Skills Training, in order to expand the Social Skills repertoire of teachers in initial and continued professional education, specially in ESS. Hence, theachers will be prepared better to deal with students’ behaviours in na appropriate manner, so that they will help their classes to expand non-violent coping practices in times of conflicts and tensions. |
| Palavras-chave: | Teoria das habilidades sociais Habilidades sociais educativas Pedagogia institucional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17776 |
| Data do documento: | 1-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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