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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17784| Tipo: | TCC |
| Título: | “Que tudo seja para a glória e para o progresso da terra admirável de João Pessoa”: nação, escola nova e educação das crianças pequenas nas revistas do ensino da Paraíba (1932 a 1942) |
| Autor(es): | Ó, Maria Suênia Guedes do |
| Primeiro Orientador: | Espindola, Maíra Lewtchuk |
| Resumo: | O presente trabalho tem como tema os conceitos de infância e de criança entrelaçados com com os ideais de nação e da escola nova, encontrados nos artigos das Revistas do Ensino da Paraíba entre os anos de 1932, data da primeira publicação, e 1942 ano da última publicação. A escolha do tema se deu devido a identificação com a história da infância, concentrando-se principalmente entre as décadas de 1930 e 1940 na Paraíba. É motivo de grande interesse também, analisar como os/as professores/as da época produziam discursos sobre a educação e sobre as práticas pedagógicas. As fontes pesquisadas foram: 15 exemplares das Revistas do Ensino da Paraíba; das quais utilizamos sete exemplares para fins de citação na nossa pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo principal observar nos artigos da Revista do Ensino da Paraíba como estavam sendo trabalhados os conceitos de infância e de criança entre os anos de 1932 e 1942. Além de ter como objetivos específicos: Entender como a escola nova e seus métodos tiveram influência nos escritos sobre criança dessa revista; Trabalhar a relação entre nação, progresso e educação das crianças pequenas encontradas nos artigos. Através de nossos estudos foi possível delinear como a partir dessas publicações eram divulgadas ideias que tinham como objetivo construir um modelo de sociedade e de um sujeito. As matérias eram pautadas no discurso de que caberia as crianças pequenas a regeneração do povo, uma vez, que seria através da instrução que se daria a formação adequada desses indivíduos. A partir de breves apontamentos verificamos a influência da escola nova e como os seus métodos estavam sendo propagados como modelos para as práticas de ensino, assim como de um “novo modelo” de professor. Ao se percorrer os escritos sobre infância e sobre as crianças na Revista do Ensino, se procurou contribuir para a escrita da história da infância no Brasil e, especificamente, na Paraíba, trazendo à tona os sujeitos que atuaram na educação das crianças e de que forma eles passaram a pensar essas crianças. A educação da primeira infância foi percebida como necessária para nação e estava ligada à preparação das crianças para as primeiras letras e a sua formação enquanto futuros cidadãos. |
| Abstract: | This work has as theme the concepts of childhood and children intertwined with the ideals of nation and of the escola nova, found in the articles of the Magazines of the Teaching of Paraíba between the years 1932, date of the first issue, and 1942 year of the last issue. The choice of the theme happened due to the identification with the history of the childhood, focusing especially between the decades of 1930 and 1940 in Paraíba. It is also a reason of great interest, analysing how the teachers from that epoch produced speeches about the education and about the pedagogic practices. The sources researched were: 15 samples of the Revistas do Ensino da Paraíba; from which we used seven samples for citations in our research. This work has as main objective to observe in the articles of the magazine Revista do Ensino da Paraíba how the concepts of childhood and children were being worked between 1932 and 1942. Besides having as specific objectives: Understanding how the escola nova and their methods had influence in the writings about children of this magazine; Working the relation between nation, progress and education of the small children found in the articles. Through our studies it was possible to outline how from these publications were published ideas that had as objective to build a model of society and of a subject. The subjects were based on the speech that would fit to small children the regeneration of the people, once, that it would be through the instruction that adequate formation of these individuals would happen. From brief notes we recognised the influence of the escola nova and how its methods were being disseminated as models for the teaching practices, as a “new model” of teacher. When going through the writings about childhood and about the children in the Revista do Ensino, we aimed to contribute for the writing of the History of the childhood in Brazil, and specifically, in Paraíba, eliciting the subjects that acted in the education of the children and how they became to think these children. The education of the first childhood was perceived as necessary as nation and was connected to the preparation of the children for the first letters and its formation while future citizens. |
| Palavras-chave: | Educação - Paraíba Práticas pedagógicas Infância - conceito Criança - conceito Escola nova |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17784 |
| Data do documento: | 10-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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