Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ellen Keroline Gadelha da-
dc.date.accessioned2020-07-13T12:15:01Z-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-13T12:15:01Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17789-
dc.description.abstractThis monographic work focuses on the area of deepening special education in the pedagogy course at UFPB, which aims to train teachers in the area of special education. In this context, the objective of this research is to analyze how the Pedagogy Degree Course is preparing its students to work with students with disabilities.In this context, the objective of this research is to analyze how the Pedagogy Degree Course is preparing its students to work with students with disabilities. For this, a bibliographic search was carried out using books and scientific articles with search engines from Google Scholar and Capes Free Journals, a field survey was also carried out with the application of questionnaires with students graduating from the Pedagogy Degree Course who studied the area of special education and those who are concluding this semester. Throughout this work we will address the historical milestones of people with disabilities and special education, the training of teachers and their work in special education and the analysis of the data collected in the field research. This research points out as main findings that the pedagogy course offers an area of deepening in quality special education, however, there are some gaps such as the short time of the subjects, the students’ lack of practical experience in the education of students with disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T12:15:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EKGC10072020.pdf: 387286 bytes, checksum: 8518210017c1fecbcff913a3fab91b3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-13T12:15:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EKGC10072020.pdf: 387286 bytes, checksum: 8518210017c1fecbcff913a3fab91b3f (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleUma análise sobre formação de pedagogos na área de aprofundamento em Educação Especial da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como foco a área de aprofundamento em educação especial do curso de pedagogia da UFPB que visa a formação de professores na área de educação especial. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como o Curso de Licenciatura em Pedagogia está preparando seus alunos/as para trabalhar com estudantes com deficiência. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos com retirada de mecanismos de busca do Google Acadêmico e dos Periódicos Livres da Capes, também foi feito uma pesquisa de campo realizada com aplicação de questionários com estudantes egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia que cursaram a área de aprofundamento em educação especial e os que estão concluindo nesse semestre. Ao longo deste trabalho abordaremos os marcos históricos da pessoa com deficiência e da educação especial, a formação de professores e seu trabalho na educação especial e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo. Esta pesquisa aponta como principais achados que o curso de pedagogia oferece uma área de aprofundamento em educação especial de qualidade, porém, há algumas lacunas como o curto período de tempo das disciplinas, a não experiência prática dos estudantes na educação de alunos/as com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EKGC10072020.pdf378,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons