Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria Eduarda Menezes Nascimento-
dc.date.accessioned2020-07-13T13:25:42Z-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-13T13:25:42Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17792-
dc.description.abstractLas contradicciones sociales nos obligan a reflexionar sobre la educación y su papel. Dentro del área educativa, hay varios temas que necesitan una mirada profesional, crítica y sensible. El malentendido comienza cuando se trata de la educación y sus modalidades como el mismo artefacto, sin tener en cuenta sus particularidades. Como resultado, el presente trabajo tiene como objetivo analizar las contribuciones que la educación de jóvenes, adultos y ancianos, como modalidad de Educación Básica, puede ofrecer para el desarrollo humano, desde el paradigma sostenible, frente a un sistema capitalista. Para este logro, formulamos la pregunta central de nuestro estudio: ¿Cuáles son las contribuciones que esta educación puede ofrecer para el desarrollo humano desde un paradigma sostenible, contra un sistema capitalista? Esta investigación tiene como objetivo discutir estas contribuciones y para su construcción, se llevó a cabo una revisión bibliográfica y un análisis del cuarto objetivo de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Vale la pena señalar que este trabajo se ocupa más de construir puntos (reflexiones y críticas) que, de probarlos, por lo que no es parte de nuestro objetivo agotar las discusiones, sino ampliar las visiones para que podamos avanzar en la educación de jóvenes, adultos y personas mayores, Dado que esta investigación señala la necesidad de progreso y presenta la tridimensionalidad de la sostenibilidad y sus ramificaciones, como posibles soluciones.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T13:25:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEMNP10072020.pdf: 858158 bytes, checksum: 72c4cd1b584e8a3ad0191046c37d7d5a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-13T13:25:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEMNP10072020.pdf: 858158 bytes, checksum: 72c4cd1b584e8a3ad0191046c37d7d5a (MD5) Previous issue date: 2020-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectParadigma sustentávelpt_BR
dc.titleO paradigma sustentável na educação de pessoas jovens, adultas e idosas e suas contribuições para o desenvolvimento humanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ireland, Timothy Denis-
dc.description.resumoAs contradições sociais, nos obrigam a refletir sobre a educação e o seu papel. Dentro da área educacional, existem várias temáticas que necessitam de um olhar profissional, crítico e sensível. O equívoco começa, quando se trata a educação e suas modalidades como o mesmo artefato, desconsiderando suas particularidades. Em função disso, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições que a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, enquanto modalidade da Educação Básica, pode oferecer para o desenvolvimento humano, a partir do paradigma sustentável, frente a um sistema capitalista. Para tal realização, formulamos assim a questão central do nosso estudo: Quais são as contribuições que essa educação pode oferecer para o desenvolvimento humano a partir de um paradigma sustentável, frente a um sistema capitalista. Esta pesquisa tem por objetivo a discussão dessas contribuições e para sua construção, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma análise do 4º objetivo da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. É válido ressaltar que este trabalho se preocupa mais em construir pontos (reflexões e críticas) do que os provar, portanto não faz parte do nosso objetivo esgotar as discussões, mas ampliar visões para que possamos avançar na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, uma vez que esta pesquisa aponta a necessidade do avanço e apresenta a tridimensionalidade da sustentabilidade e suas ramificações, como possíveis soluções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMNP10072020.pdf838,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons