Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17793| Tipo: | TCC |
| Título: | A percepção ambiental dos alunos dos cursos técnicos de nível médio da Escola Técnica de Saúde (ETS/UFPB) |
| Autor(es): | Lima, Sônia Keilany Leite de |
| Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso discute a percepção dos alunos dos cursos técnicos de nível médio da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (ETS-UFPB). Nesse sentido, com base na literatura e nos fundamentos teórico e metodológicos que a envolvem, temos como objetivo investigamos quais as correntes de educação ambiental se apresentam na percepção dos discentes analisando assim os aspectos da Educação Ambiental presentes, como também identificar se os mesmos se caracterizam como reducionista ou crítico – reflexivo. Partimos do pressuposto que a educação ambiental está presente na educação dos mesmos. Para embasar teoricamente nosso trabalho, contamos com as concepções de Carvalho (2004), Guimarães (2004), Layrargues (2009), Sauvé (2005) entre outros de nos auxiliaram na reflexão acerca da educação ambiental. A pesquisa caracterizase como qualitativa tendo como lócus a escola técnica de saúde da universidade federal da paraíba na qual utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado aplicado aos alunos que despertaram o interesse a participarem do mine curso ofertado pelo integrantes do projeto de extensão intitulado “Meio ambiente e ação humana: uma ação educativo-ambiental na Escola Técnica de Saúde da UFPB”, o estudo nos permitiu identificar através da coleta de dados e analisando a partir das correntes de educação ambiental, que a Educação Ambiental se caracteriza como reducionista. |
| Abstract: | This course conclusion paper discusses the students' perception of technical courses at the Technical School of Health of the Federal University of Paraíba (ETS-UFPB). In this sense, based on the literature and on the theoretical and methodological foundations that surround it, we aim to investigate which currents of environmental education are present in the perception of the students, thus analyzing the aspects of Environmental Education present, as well as identifying whether they are characterized as reductionist or critical - reflective. We start from the assumption that environmental education is present in their education. To theoretically base our work, we rely on the conceptions of Carvalho (2004), Guimarães (2004), Layrargues (2009), Sauvé (2005), among others, who helped us to reflect on environmental education. The research is characterized as qualitative with the technical health school of the Federal University of Paraíba as the locus in which we used as a data collection instrument the semistructured questionnaire applied to students who aroused the interest to participate in the mine course offered by the members of the research project. extension entitled “Environment and human action: an educational-environmental action at the Technical School of Health at UFPB”, the study allowed us to identify through the collection of data and analyzing from the currents of environmental education, that Environmental Education is characterized as reductionist. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Percepção ambiental Pensamento crítico |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17793 |
| Data do documento: | 9-Abr-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SKLL10072020.pdf | 834,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
