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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17794Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carneiro, Silvia Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-13T14:01:23Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-10 | - |
| dc.date.available | 2020-07-13T14:01:23Z | - |
| dc.date.issued | 2020-04-03 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17794 | - |
| dc.description.abstract | Violence is a worldwide phenomenon, present everywhere, in all social classes and cultures. All human beings, regardless of age or sex, are prone to suffer from or practice acts of violence, however we cannot accept any manner of violence, seeking means to prevent, face and overcome such phenomenon. The educational context is not immune to it; projects need to be developed in order to prevent and minimize violence. This work is dedicated to reflecting on school violence, and how it manifests itself in such a context. The research took place in a school in the city of Santa Rita (PB), where we seeked projects that had been created to minimize violence and that succeed in fighting it. The main objective that we proposed to follow in this work was to analyze experiences against school violence that may have been multiplied by other educational professionals or schools. Starting from there, we created the following specific objectives: to discuss the phenomenon of school violence from the perspective of different authors who research this subject; to exhamine projects against violence in a school in the city of Santa Rita (PB), and to analyze the existing types of violence seen in contemporary societies, through bibliographical research on this area’s productions. This study was mainly developed from those of Andrade (2007), Debarbieux (2002), Charlot (2002), Libâneo, Oliveira, Toschi (2012). The concepts which substantiate this work theoretically are: school, violence, and school violence. The methodology used in this work was one of qualitative approach, exploratory in nature, and with field research. The procedures and tools that helped in the practical actions for the realization of the research were: documentation (registers and data), observation, questionary, and interviews. Among the results, we can highlight the fact that when a school considers both community and families as partners, helping in the elaboration of quality school work, when it places students in the center of their learning, giving them a say in the resolution of problems and conflicts within the school, then the violence is effectively facen, prevented and overcome. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T14:01:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SAC10072020.pdf: 834731 bytes, checksum: a00fc0ea964ad6ad089b07d05f8653f7 (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Escola - violência | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula - violência | pt_BR |
| dc.subject | Violência - grupos sociais | pt_BR |
| dc.title | Violência escolar: entre teorias e experiências, um estudo na cidade de Santa Rita - PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Guedes, Edson Carvalho | - |
| dc.description.resumo | A violência é um fenômeno global, está presente em todos os lugares, classes sociais e em todas as culturas. Todos os seres humanos, não importa a sua idade ou sexo, estão propensos a sofrer e praticar atos de violência, porém não podemos aceitar nenhuma forma de violência seja de qualquer natureza, buscando meios para prevenir, enfrentar e superar o fenômeno da violência. O contexto escolar não está imune. Precisam ser desenvolvidos trabalhos que visem a prevenção e a minimização deste fenômeno. Este trabalho dedica-se a refletir sobre a violência escolar, e de como ela se apresenta neste contexto. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola na cidade de Santa Rita-PB, onde buscamos projetos que foram criados para minimizar a violência que deram certo no enfrentamento da violência. O objetivo geral que nos propomos perseguir neste trabalho foi o de analisar experiências de enfrentamento da violência escolar que possam ser multiplicadas por outros profissionais da educação ou escolas. A partir deste, criamos os seguintes objetivos específicos: discutir sobre o fenômeno da violência escolar a partir de diferentes autores que pesquisam sobre o assunto; examinar projetos de enfrentamento da violência em uma escola no município de Santa Rita-PB e analisar tipos existentes de violências nas sociedades contemporâneas, através de pesquisa bibliográfica. Este estudo se desenvolveu a partir dos referenciais defendidos, principalmente, por Andrade (2007), Debarbieux (2002), Charlot (2002), Libâneo, Oliveira, Toschi (2012). Os conceitos que fundamentam teoricamente este trabalho são: escola, violência e violência escolar. A metodologia utilizada neste trabalho foi de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e de campo. Os procedimentos e instrumentos que ajudaram nas ações práticas para realização da pesquisa foram: documentação (registros e dados), observação, questionário e entrevistas. Dentre os resultados, podemos destacar o fato de que quando a escola considera a comunidade e as famílias como parceiras, ajudando na elaboração de uma escola de qualidade, quando coloca os alunos no centro de sua aprendizagem, dando voz de participação na resolução de problemas e conflitos dentro da escola, consegue-se um efetivo enfrentamento, prevenindo e superando a violência escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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