Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Eliene Freire das-
dc.date.accessioned2020-07-13T14:14:13Z-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-13T14:14:13Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17795-
dc.description.abstractBearing in mind that the school is a place for learning, knowledge building and interpersonal relationships, the objective of this work is to identify emotions during the storytelling process in children of the Early Years of Elementary School I, as a basis for the teacher / accountant can work Emotional Education in the school environment. We present the concept of Storytelling and Emotional Education and their contributions to the teaching-learning process. The instruments and methodological procedures used were: storytelling, conversation and observation of the speeches and facial and body expressions of children that corroborated with a vast bibliographical survey of theorists from both areas. We identified that storytelling is not just a momentary practice to distract or keep children quiet, since the use of this activity in the school curriculum can stimulate children's imagination, increasing the taste for reading and expanding their vocabulary and expression oral. Thus, by including Emotional Education in the narration of tales and stories, teachers / accountants will be able to work on situations and emotions experienced in children's daily lives in a subtle and creative way. The construction of the empirical material was carried out with the class of the second year “E” of the Initial Years of Elementary School 1 of Public Education, in the neighborhood José Américo, João PessoaParaíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T14:14:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFN10072020.pdf: 8533737 bytes, checksum: 647e1be32ad2d9ca91b384870a4f3cea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-13T14:14:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFN10072020.pdf: 8533737 bytes, checksum: 647e1be32ad2d9ca91b384870a4f3cea (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSala de aula - criançaspt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.titleContação de histórias nos anos iniciais: vivenciando emoçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carício, Márcia Rique-
dc.description.resumoTendo em vista que a escola é um lugar de aprendizado, construção de conhecimento e relações interpessoais, o objetivo deste trabalho é identificar emoções durante o processo de contação de histórias em crianças do Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, como base para que o professor/contador possa trabalhar a Educação Emocional no ambiente escolar. Apresentamos o conceito de Contação de Histórias e Educação Emocional e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem. Os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados foram: a contação de história, roda de conversa e observação das falas e expressões faciais e corporais das crianças que corroboraram com um vasto levantamento bibliográfico de teóricos das duas áreas. Identificamos que a contação de história não é apenas uma prática de momento para distrair ou manter as crianças quietas, uma vez que, a utilização dessa atividade no currículo escolar pode estimular a imaginação das crianças, aumentando o gosto pela leitura e expandindo seu vocabulário e expressão oral. Assim, ao incluir Educação Emocional na narração de contos e histórias, os professores/contadores poderão trabalhar situações e emoções vivenciadas no dia a dia das crianças de forma sutil e criativa. A construção do material empírico foi realizada com a turma do segundo ano “E” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1 do Ensino Público, no bairro José Américo, João Pessoa-Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFN10072020.pdf8,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons