Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17795Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Neves, Eliene Freire das | - |
| dc.date.accessioned | 2020-07-13T14:14:13Z | - |
| dc.date.available | 2020-07-10 | - |
| dc.date.available | 2020-07-13T14:14:13Z | - |
| dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17795 | - |
| dc.description.abstract | Bearing in mind that the school is a place for learning, knowledge building and interpersonal relationships, the objective of this work is to identify emotions during the storytelling process in children of the Early Years of Elementary School I, as a basis for the teacher / accountant can work Emotional Education in the school environment. We present the concept of Storytelling and Emotional Education and their contributions to the teaching-learning process. The instruments and methodological procedures used were: storytelling, conversation and observation of the speeches and facial and body expressions of children that corroborated with a vast bibliographical survey of theorists from both areas. We identified that storytelling is not just a momentary practice to distract or keep children quiet, since the use of this activity in the school curriculum can stimulate children's imagination, increasing the taste for reading and expanding their vocabulary and expression oral. Thus, by including Emotional Education in the narration of tales and stories, teachers / accountants will be able to work on situations and emotions experienced in children's daily lives in a subtle and creative way. The construction of the empirical material was carried out with the class of the second year “E” of the Initial Years of Elementary School 1 of Public Education, in the neighborhood José Américo, João PessoaParaíba. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-13T14:14:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFN10072020.pdf: 8533737 bytes, checksum: 647e1be32ad2d9ca91b384870a4f3cea (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-13T14:14:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFN10072020.pdf: 8533737 bytes, checksum: 647e1be32ad2d9ca91b384870a4f3cea (MD5) Previous issue date: 2020-04-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula - crianças | pt_BR |
| dc.subject | Contação de história | pt_BR |
| dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
| dc.title | Contação de histórias nos anos iniciais: vivenciando emoções | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carício, Márcia Rique | - |
| dc.description.resumo | Tendo em vista que a escola é um lugar de aprendizado, construção de conhecimento e relações interpessoais, o objetivo deste trabalho é identificar emoções durante o processo de contação de histórias em crianças do Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, como base para que o professor/contador possa trabalhar a Educação Emocional no ambiente escolar. Apresentamos o conceito de Contação de Histórias e Educação Emocional e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem. Os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados foram: a contação de história, roda de conversa e observação das falas e expressões faciais e corporais das crianças que corroboraram com um vasto levantamento bibliográfico de teóricos das duas áreas. Identificamos que a contação de história não é apenas uma prática de momento para distrair ou manter as crianças quietas, uma vez que, a utilização dessa atividade no currículo escolar pode estimular a imaginação das crianças, aumentando o gosto pela leitura e expandindo seu vocabulário e expressão oral. Assim, ao incluir Educação Emocional na narração de contos e histórias, os professores/contadores poderão trabalhar situações e emoções vivenciadas no dia a dia das crianças de forma sutil e criativa. A construção do material empírico foi realizada com a turma do segundo ano “E” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1 do Ensino Público, no bairro José Américo, João Pessoa-Paraíba. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EFN10072020.pdf | 8,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
