Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suênya de Souza-
dc.date.accessioned2020-07-14T12:44:23Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-14T12:44:23Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17804-
dc.description.abstractThe research aims to investigate how the teacher deals with the learning difficulties of reading of 4th grade Elementary School students. A questionnaire was prepared as an instrument to collect the data, formulated with open and closed questions, which revealed that the students reach the 4th grade with difficulties in reading, either the written word or the texts.The verification is possible from an observation about the difficulties in reading with the students of the Manoel Alves de Araújo Municipal School of Kindergarten and Elementary School, in the Municipality of Pilar-PB.Freire (1997), Cagliari (2008), Martins (1994), Santos (2006), Dias (2013), Silva (1991), among others, were sought as theoretical bases. The results of the research indicated that the teacher knows the process of learning to read, applying a methodology adapted to the reality of the students in the 4th grade. It is understood that reading is a continuous process that needs the help of the teacher, that in the future the child participates in the process of knowledge formation. Children assimilate attitudes of dignity when offered learning opportunities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-14T12:44:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSS13072020.pdf: 468592 bytes, checksum: 0478ca6780c476b6bb73de2260ef815b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-14T12:44:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSS13072020.pdf: 468592 bytes, checksum: 0478ca6780c476b6bb73de2260ef815b (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldades de aprendizagem - leiturapt_BR
dc.subjectProfessor - metodologiapt_BR
dc.subjectLeitura - sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem da leitura na turma do 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da leitura dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados visando conhecer a forma como a professoralidava com as dificuldades dos seus alunos.Foi elaborado um questionário como instrumentode coleta, formulado com questões abertas e fechadas, que revelou que os alunos chegam ao 4ºano com dificuldades na leitura, seja na palavra escrita ou nos textos.A verificação foi possível a partir de uma observação sobre as dificuldades na leitura junto aos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Alves de Araújo, no Município de Pilar-PB. Como embasamento teórico, buscou-se Freire (1997), Cagliari(2008),Martins (1994), Santos (2006), Dias (2013) e Silva (1991),dentre outros.Os resultados da pesquisa indicaram que a professora conhece o processo de aprendizagem da leitura, aplicando metodologia adaptada à realidade dos alunos do 4º ano. Entende-se que a leitura é um processo contínuo que necessita de um auxílio do professor, para que, futuramente, a criança participe do processo de formação do seu próprio conhecimento. As crianças assimilam atitudes de dignidade quando lhes são oferecidas oportunidades de aprendizagem. A pesquisa chegou ao seu final com a certeza de que os alunos podem superar suas dificuldades e pode adquirir o hábito da leitura, transpondo suas limitações, através de um trabalho efetivo da professora, estimulado pelo compartilhamento das dificuldades com os outros professores e contando com o apoio da família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSS13072020.pdf457,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons