Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Suellen Camyla Matias de-
dc.date.accessioned2020-07-14T12:57:17Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-14T12:57:17Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17805-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the contributions of children's literature to children's development and to the encouragement of reading. The study is a bibliographic research carried out in the CAPES, Sciello and Google Scholar journals, with selection criteria and methodology. We selected 07 papers that presented the authors' experience in working with children's literature, with emphasis on the perspective of children, educators and didactic resources. The collected data were analyzed from the elaboration of thematic tables, in a qualitative perspective. With this study it was possible to verify that the children's literature contributes to the child's development in the cognitive, social, affective and also motor aspects of children, bringing them closer to the literate world through playfulness. In addition, it was possible to contribute to research in early childhood education through the analysis of experiences that foster changes in practices in early childhood education and also concern of educators to produce more in-depth studies on the subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-14T12:57:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SCMA13072020.pdf: 996116 bytes, checksum: 59c4ae4ae66b1f17f51d0ccb7f6e789b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-14T12:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SCMA13072020.pdf: 996116 bytes, checksum: 59c4ae4ae66b1f17f51d0ccb7f6e789b (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContribuições da literatura infantil na formação de leitores a partir da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo geral analisar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e para o incentivo à leitura. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de periódicos CAPES, Sciello e no Google Acadêmico, tendo com critério de seleção a metodologia e os objetivos de pesquisa. Foram selecionados 07 trabalhos que apresentaram a experiência dos(as) autores(as) no trabalho com literatura infantil, com ênfase na perspectiva das crianças, dos educadores e dos recursos didáticos. Os dados coletados foram analisados a partir da elaboração de quadros temáticos, numa perspectiva qualitativa. Com este estudo foi possível constatar que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto cognitivo, como social, afetivo e, também, motor, aproximando-as do mundo letrado através da ludicidade. Além disso, acreditamos que este trabalho possa contribuir para a pesquisa em educação infantil através da análise de experiências que fomentam modificações das práticas em educação infantil e possa promover a inquietação dos educadores a produzir estudos mais aprofundados sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCMA13072020.pdf972,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons