Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Adriana Rame Correia Martins-
dc.date.accessioned2020-07-14T13:13:02Z-
dc.date.available2020-07-13-
dc.date.available2020-07-14T13:13:02Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17806-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to investigate how methodological strategies based on concrete materials effectively contribute to the integral development of children with ASDAutism Spectrum Disorder and consecutively to a significant learning, as well as such strategies can give the necessary contribution to the teacher in view of the specificities of each child. For this purpose, the type of research used was the case study, where the research subject was a 9-year-old child with ASD, identified here by the initials J.S.O.P. regular student of the 4th year of elementary school of a private school. In this context and in order to further study, the authors' publications were used as a theoretical basis for this research: Baptista (2002); Cunha (2002); Gill (1991); Goulart (1997); Freire (1996); Montessori (1965); Piaget (1967); Rodrigues (2013); Vygotsky (1988), among others. After collecting and analyzing the data from the observations, activities were elaborated using materials that provided concrete experiences and thus assisting the child in the development of reading and writing. As results of the research, it was concluded that the use of methodologies based on concrete materials are essential in contributing to meaningful learning and to the acquisition of reading and writing in children with ASD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-14T13:13:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARCMB13072020.pdf: 787497 bytes, checksum: b4bc7fc6cc8e4b87336a61fceb2e77db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-14T13:13:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARCMB13072020.pdf: 787497 bytes, checksum: b4bc7fc6cc8e4b87336a61fceb2e77db (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir das metodologias pautadas em materiais concretos: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal investigar como as estratégias metodológicas pautadas em materiais concretos contribuem efetivamente para o desenvolvimento integral da criança com TEA e, consecutivamente, para que haja uma aprendizagem significativa, bem como tais estratégias podem dar o aporte necessário ao professor perante as especificidades de cada criança. Para tanto, o tipo de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa tipo estudo de caso, no qual o sujeito da pesquisa foi uma criança de 9 anos com TEA, aqui identificado pelas iniciais J.S.O.P., aluno regular do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino. Nesse contexto, e a fim de um estudo mais aprofundado foram utilizados como base teórica para esta pesquisa, as publicações dos autores: Baptista (2002); Cunha (2002); Gill (1991); Goulart (1997); Freire (1996); Montessori (1965); Piaget (1967); Rodrigues (2013); Vygotsky (1988), dentre outros. Após a coleta e análise dos dados advindos das observações, foram elaboradas atividades utilizando materiais que proporcionassem experiências concretas e, desta forma, auxiliando a criança em seu desenvolvimento cognitivo e integral. Como resultados da pesquisa concluiu-se que o uso de metodologias pautadas em materiais concretos é essencial na contribuição de um aprendizado significativo bem como para a aquisição da leitura e da escrita em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARCMB13072020.pdf769,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons