Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosana Maria Mendonça da-
dc.date.accessioned2020-07-16T12:06:13Z-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-16T12:06:13Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17823-
dc.description.abstractThis work aims to better understand the education of the deaf in Brazil, from its beginnings, to the present day. Analyzing the pedagogical practices aimed at deaf students in Specialized Educational Assistance in the regular education network, from the perspective of inclusive education. Since its initial milestone at the INES foundation and its struggles for bilingual education.Teaching practice follows what the LBI, SEESP / SEED / MEC, National Special Education Policy in the Perspective of Inclusive Education (2015) documents say, as Damázio (2007) mentions. Specialized Educational Assistance presents itself as a space in the common school, which offers new opportunities for deaf students, breaking paradigms of exclusion, showing the importance of three moments in the teaching-learning process for these students. Given this scenario, some discussions will be presented, based on bibliographic studies: Mantoan (2003), Damázio (2007), Dorziat; Lime; Araújo (2006), and finally a research analysis carried out in a Municipal School of João Pessoa / PB by the researchers Dorziat and Nascimento (2016) with teachers from AEE, Libras and Portuguese. In their research report Dorziat and Nascimento show that there is an interest in improving care for these students, in a pragmatic way. When studying concepts about the inclusion of the deaf student and how Specialized Educational Assistance works, it is noteworthy that in the legislation there is a guarantee of specific processes for these students, but in practice, based on research with regular schools that have specialized assistance aimed at to the deaf student, it is clear that despite the work being done, there are still some difficulties in this process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-16T12:06:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMMS16072020.pdf: 1104172 bytes, checksum: ed12466ab96adbeeab9cdafdc3a4fc3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-16T12:06:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMMS16072020.pdf: 1104172 bytes, checksum: ed12466ab96adbeeab9cdafdc3a4fc3a (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado - surdospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlunos - surdospt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado para surdos: uma perspectiva de educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joelma Remígio de-
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de entender melhor a educação dos surdos no Brasil, desde os seus primórdios, até os dias atuais. Analisando as práticas pedagógicas voltadas para os alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado na rede regular de ensino, diante da perspectiva da educação inclusiva. Desde seu marco inicial na fundação INES e suas lutas por uma educação bilíngue. A prática docente segue o que diz os documentos da LBI, SEESP / SEED / MEC, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2015), conforme cita Damázio (2007). O Atendimento Educacional Especializado apresenta-se como um espaço na escola comum, que oferece novas oportunidades para os alunos surdos, quebrando paradigmas da exclusão, mostrando a importância dos três momentos no processo de ensino aprendizagem para esses alunos. Diante deste cenário, serão apresentadas algumas discussões, baseadas em estudos bibliográficos: Mantoan (2003), Damázio (2007), Dorziat; Lima; Araújo (2006), e por fim uma análise de pesquisa realizada em uma Escola Municipal de João Pessoa/PB pelas pesquisadoras Dorziat e Nascimento (2016) com os professores do AEE, de Libras e de Língua Portuguesa. Em seu relato de pesquisa Dorziat e Nascimento mostram que há o interesse de melhoria no atendimento para esses alunos, de forma pragmática. Ao estudar conceitos sobre a inclusão do aluno surdo e como funciona o Atendimento Educacional Especializado, é notável que nas legislações existe a garantia de processos específicos para esses alunos, mas na prática, a partir de pesquisas junto às escolas regulares que dispõem de atendimento especializado destinado ao aluno surdo, percebe-se que apesar do trabalho ser realizado, ainda existe algumas dificuldades nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMMS16072020.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons