Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadilha, Edson Pereira-
dc.date.accessioned2020-07-22T18:29:53Z-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-22T18:29:53Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17842-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the contents about racial and ethnic relations are approached on History textbooks at fifth grade on elementary school level (Ensino Fundamental I), setting as a research proposal an analysis of two textbooks from Moderna publishing company of the following catalogue: Buriti Mais (2017) and Projeto Buriti (2007), from respective authors: Lucimara Regina de Souza Vasconcelos and Cesar da Costa Junior. Our research is based on the comprehension of Roger Chartier about textbook which is seen as cultural object, that is, an artefact that must be understood from a specific social, economic, cultural context on, allowing several readings of it, a research source that must be understood on its historical value. This way, we aim to contribute with the discussions about the racial and ethnic relations on History textbooks at elementary school (Ensino fundamental I). Concerning the methodology, we applied a bibliographic and qualitative research, based on textbooks as references. And with this research we intend to contribute to the discussions about the theme of racial and ethnic relations on textbooks at elementary school level (Ensino Fundamental I), once it is an ignored issue and/or taught in a stereotypical way on textbooks.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-22T18:29:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPP22072020.pdf: 2493250 bytes, checksum: 9737c4960ebc2088e4e3269aeff7bf7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T18:29:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPP22072020.pdf: 2493250 bytes, checksum: 9737c4960ebc2088e4e3269aeff7bf7f (MD5) Previous issue date: 2020-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.titleAs relações étnico-raciais em livros didáticos do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como os conteúdos sobre as relações étnicoraciais são abordados no livro didático de História do 5º Ano do Ensino Fundamental I, tendo como proposta de pesquisa a análise de dois exemplares da Editora Moderna das seguintes coleções: Buriti Mais (2017) e Projeto Buriti (2007), dos respectivos editores: Lucimara Regina de Sousa Vasconcelos e Cesar da Costa Junior. Utilizamos como fonte o livro didático, entendendo-o, a partir da acepção de Roger Chartier, como um objeto cultural, isto é, um artefato que deve ser compreendido a partir de um determinado contexto social, econômico, cultural, passível de diferentes leituras, uma fonte que deve ser entendida na sua historicidade. Quanto a metodologia adotada, é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo os livros didáticos como fontes. E, com esta pesquisa, pretendemos contribuir com as discussões relacionadas à temática das Relações Étnico-Raciais nos livros didáticos do Ensino Fundamental I, visto que é uma questão silenciada e/ou trabalhada de forma estereotipada no livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPP22072020.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons