Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulino, Joselia Costa Lima-
dc.date.accessioned2020-07-23T18:56:44Z-
dc.date.available2020-07-23-
dc.date.available2020-07-23T18:56:44Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17844-
dc.description.abstractThe family / school relationship is therefore an important element in the children's education process, especially when it comes to the stage of development in early childhood education. The theme in question has driven the production of studies that increasingly focus on understanding the role and importance of monitoring and approaching parents / guardians, when their interaction with the teaching-learning process performed at and by the schoo. Having said that, we aim with this work to raise some positive and negative aspects of this family / school relationship, as a way of elucidating how relevant this dialogue is for the development of children. The work continues supported methodologically in a bibliographic research strategy, in view of the problems that we are having to face with the pandemic of COVID-19, forcing us to trace new ways and ways of adaptation. In addition to the bibliographic support, we formulated a questionnaire about the role of the family in approaching the school, in order to try to elucidate, even partially, what we are calling positive / negative in this relationship. Our research object is the elementary school I, Municipal Elementary School Severino Marinheiro, located in the Municipality of JuazeirinhoPB. The study continues supported by some theoretical references that help us to think about the family / school: ARIES (1981), CHINOY (2008), LIBÂNEO (2000), PRADO (1981), TIBA (1996), among others that discuss this theme. At the end of this Course Conclusion Work, we intend to contribute to the debate around this theme that is so recurrent in contemporary times.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-07-23T18:56:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCLP23072020.pdf: 577853 bytes, checksum: ef3798e74304c257a8c0fb56a9b4042d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-23T18:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCLP23072020.pdf: 577853 bytes, checksum: ef3798e74304c257a8c0fb56a9b4042d (MD5) Previous issue date: 2020-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA relação entre pais e escola: a influência da família no desempenho escolar do alunopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.description.resumoA relação família/escola é, pois, elemento importante para o processo de formação das crianças, em especial quando tratamos do estágio de desenvolvimento na educação da infância. A temática em questão tem impulsionado a produção de estudos que se debruçam, cada vez mais, na tentativa de compreender o papel e importância do acompanhamento e aproximação dos pais/responsáveis, quando da interação destes com o processo de ensino aprendizagem desempenhado na e pela escola. Dito isto, objetivamos com esse trabalho levantar alguns aspectos positivos e negativos dessa relação família/escola, como forma de elucidar o quão relevante é esse diálogo para o desenvolvimento das crianças. O trabalho segue amparado metodologicamente em uma estratégia de pesquisa bibliográfica, tendo em vista as problemáticas a que estamos tendo que enfrentar com a pandemia da COVID-19, nos obrigando a traçar novos caminhos e formas de adaptação. Para além do suporte bibliográfico, formulamos um questionário acerca do papel da família em aproximação com a escola, de modo a tentar elucidar, ainda que parcialmente, aquilo que estamos chamando de positivo/negativo nessa relação. O nosso objeto de pesquisa é a escola de ensino fundamental I, Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Marinheiro, localizada no Município de Juazeirinho-PB. O estudo segue amparado por alguns referenciais teóricos que nos auxiliam a pensar a família/escola: ARIÈS (1981), CHINOY (2008), LIBÂNEO (2000), PRADO (1981), TIBA (1996), entre outros que discutem essa temática. Pretendemos ao final desse Trabalho de Conclusão de Curso poder contribuir com o debate em torno dessa temática tão recorrente na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCLP23072020.pdf564,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons