Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17849
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação do uso de jogos didáticos e aplicativo no ensino de estrutura atômica |
Autor(es): | Araujo, Taynná Kevla Lopes de |
Primeiro Orientador: | Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira de |
Resumo: | A abstração de conceitos no ensino de Química é bastante comum e pode dificultar a compreensão dos conteúdos de Química tornando pertinente as discussões que visam aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem. Assim, dentre as várias formas de viabilizar progresso destacam-se as metodologias alternativas que podem facilitar o aprendizado, tais como: jogos didáticos e o uso de aplicativos. Com isso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento, aplicação e avaliação da utilização de dois jogos didáticos: “Chernobyl Ataca” e “Nobel ou nada” e o aplicativo “RAppChemistry (A)”em sala de aula para trabalhar os conteúdos de estrutura atômica, radioatividade e tabela periódica, respectivamente. Para isso, o desenvolvimento deste trabalho ocorreu em duas turmas de primeiro ano do ensino médio de uma Escola Estadual Cidadã Integral, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A metodologia proposta foi desenvolvida em 2 turmas do ensino médio. Para aquisição dos resultados a metodologia foi avaliada qualitativamente mediante observação durante o desenvolvimento do trabalho e foram aplicados questionários e uma prova avaliativa ao final do processo de ensino para a obtenção dos resultados quantitativos. Na aplicação do jogo “Chernobyl ataca”, quando questionados acerca do papel do jogo como forma de compreender melhor o conteúdo de radioatividade, a maioria votou nota 3 na escala que vai de 1 a 5. Apesar disso, 66,7% votou 4 e 5 em relação ao despertar de interesse. Quanto a aplicação do “Nobel ou nada” 81,3% votaram 4 e 5 no que concerne melhorar a compreensão do conteúdo de tabela periódica, demonstrando o potencial atrativo da ferramenta.Em relação ao uso do aplicativo de realidade aumentada 81,3% atribuiu nota máxima e os 18,7% restantes atribuiu nota 4. Além disso, ao término do conteúdo nas duas turmas, observou-se que 40% da turma A e apenas 20,5% da turma B atingiu notas entre 8,0 e 10,0 na prova avaliativa final. Assim, os jogos e aplicativo utilizados mostraram-se ferramentas importantes para o ensino de Química. |
Abstract: | The abstraction of concepts in Chemistry teaching is very common and can hinder the understanding of contents in this subject, making pertinent the discussions that aim to improve the teaching-learning process. Thus, among the various ways of making progress possible, alternative methodologies that can facilitate learning stand out, like didactic games and the use of apps. With this, the present work shows the development, application and evaluation of the use in the classroom of two didactic games: “Chernobyl attacks” and “Nobel or nothing” and the application “RApp Chemistry (A)” to work on the contents of atomic structure, radioactivity and periodic table, respectively. The development of this work took place in two firstyear classes of high school at a Integral State Citizen School located in the city of João Pessoa – PB. The proposed methodology was developed in only one class (Class A) while in the other (Class B) the traditional teaching method prevailed. To acquire the results, the methodology was evaluated qualitatively upon observation during the development of the work. Also questionnaires and an evaluaative test were applied at the end of the teaching process to obtain the quantitative results. In the application of the game “Chernobyl attacks”, when asked about the role of the games as a way to better understand the radioactivity content, the majority voted grade 3 on a scale ranging from 1 to 5. Despite this, 66.7% voted 4 and 5 in relation to arousing interest regarding the content. About the application of the “Nobel or nothing”, 81.3% voted 4 and 5 related to improving the understanding of the content of the periodic table, demonstrating the attractive potential of the tool. Concerning the use of the augmented reality app, 81.3% rated it maximum and the remaining 18.7% rated it 4. In addition, when all the content was explained in both classes, it was observed that 40% of class A and only 20.5% of class B scored between 8.0 and 10.0 in the final evaluation test. Thus, the applied games and app proved to be an important tool for teaching Chemistry. |
Palavras-chave: | Ensino de química - Aplicativos Ensino de química - Jogos didáticos Estrutura atômica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17849 |
Data do documento: | 14-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TKLA28072020.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.