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metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de competência no setor público: um estudo de caso em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no município de João Pessoa
metadata.dc.creator: NÓBREGA, Kaio Eduardo Cardoso da
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, César Emanoel Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: FIGUEIREDO, Nayana Ruth Mangueira de
metadata.dc.contributor.referee2: ANDRADE, Geraldo Magela de
metadata.dc.description.resumo: As contingências de mundialização do mercado vem forçando as empresas a buscarem crescimento e novas técnicas de gestão como meio de sobrevivência, sejam elas das esferas pública ou privada. Logo, a Gestão de Competência é um fator muito importante para que exista uma boa performance dentro de uma organização. Diante desse contexto, o desenvolvimento de Competências Gerenciais possibilita que as práticas organizacionais sejam direcionadas para uma gestão mais efetiva e compatível à estratégia competitiva de uma organização. O presente trabalho monográfico Descreve os conhecimentos técnicos necessários da Gestão de Competências utilizada em uma Agência da Caixa Econômica Federal – CEF no município de João Pessoa e a decorrência dessas para a eficácia operacional no atendimento ao cidadão consumidor. Por se tratar de um estudo descritivo, o método de coleta de dados que se constituiu em suporte ao estudo teve como base o apanhamento de fontes primarias e secundarias, utilizando, após o tratamento das informações, a abordagem qualitativa como mecanismo de análise e interpretação. Após a coleta e análise dos dados foi possível concluir que o perfil ideal encontrado, na percepção dos colaboradores pesquisados, envolve as três dimensões da competência: conhecimentos, habilidades e, principalmente importante as atitudes. Verificou-se, ainda, que através do somatório dos resultados dos indicadores, que Planejamento, Liderança e a Ética são itens importantes para exercer o cargo de gestor na CEF.
Abstract: Market globalization of contingencies has forced companies to seek growth and new management techniques in order to survive, be it public or private sphere. Therefore, the Competence Management is a very important factor for the existence of a good performance within an organization. In this context, the development of Management Skills enables organizational practices are directed to a more effective management and compatible to the competitive strategy of an organization. This monograph aims to describe the necessary technical knowledge of the Management Skills used in agency of Caixa Econômica Federal - CEF in João Pessoa city and the result of these to operational effectiveness in customer service citizen. Because it is a descriptive study, the data collection method that will constitute support study will build on the pickup primary and secondary sources, using, after processing the information, the qualitative approach as a mechanism for analysis and interpretation. After collecting and analyzing the data it was concluded that the ideal profile found in the perception of surveyed employees, involves the three dimensions of competence: knowledge, skills and attitudes massively important. It was also found that by adding the results of the indicators, which Planning, Leadership and Ethics are important items to hold the position of manager in the CEF.
Keywords: GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
GESTÃO DE DESEMPENHO
GESTÃO DE PESSOAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1785
Issue Date: 19-Feb-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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