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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17850
Tipo: | TCC |
Título: | O papel do estágio supervisionado na construção e mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) na formação do professor de biologia |
Autor(es): | Silva, João Paulo de Lima |
Primeiro Orientador: | Pereira, Marsílvio Gonçalves |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender como os estágios supervisionados têm contribuído para que o professor de Biologia em formação inicial desenvolva os conhecimentos necessários a prática docente. Seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa e exploratória, e da técnica de Análise Categorial, foram analisados os relatórios de atividades elaborados por um licenciando durante as práticas de observação e planejamento (estágio III), e de regência no ensino (estágio IV). A partir da elaboração de um quadro de indicadores de construção/mobilização, foram identificadas nas narrativas do estagiário vários domínios relacionados as quatro categorias propostas no modelo de Grossman, sendo estas: Conhecimento do Contexto (CC), Conhecimento Pedagógico do Geral (CPG), Conhecimento do Tema (CT) e Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Nas etapas de observação e planejamento, predominaram os domínios relacionados ao CC e CPG, sendo representados principalmente pela compreensão sobre a realidade escolar e identificação das dificuldades de ensino. Os domínios relacionados ao CT e PCK destacaram-se durante a regência, sendo reconhecidos principalmente a partir da importância atribuída pelo estagiário-docente ao ensino de determinados conteúdos, e de ensiná-los levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Diante dos resultados, destaca-se o papel dos estágios supervisionados na formação prática dos futuros professores, atuando como espaço para reflexão e construção dos conhecimentos profissionais necessários à docência. |
Abstract: | This work aimed to understand how supervised internships have contributed for the Biology teacher in initial training to develop the knowledge necessary for teaching practice. Following the assumptions of qualitative and exploratory research, and of the Categorical Analysis technique, the activity reports prepared by a graduate student during observation and planning practices (stage III), and conducting teaching (stage IV) were analyzed. From the elaboration of a framework of construction/mobilization indicators, several domains related to the four categories proposed in the Grossman model, were identified in the intern's narratives, namely: Context Knowledge (CC), General Pedagogical Knowledge (CPG), Content Knowledge (CT) and Pedagogical Content Knowledge (PCK). In the observation and planning stages, the domains related to CC and CPG predominated, being represented mainly by the understanding of the school reality and identification of teaching difficulties. The domains related to the CT and PCK were noticed during the regency, being recognized mainly from the importance attributed by the trainee-teacher to the teaching of specific contents, and to teach them taking into account the students' previous knowledge. In view of the results, we emphasize the role of supervised internships in the practical training of future teachers, acting as a space for reflection and construction of the professional knowledge necessary for teaching. |
Palavras-chave: | Professor de biologia Conhecimentos docentes Estágios supervisionados |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17850 |
Data do documento: | 8-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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