Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17877
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva: caminhos possíveis na educação regular
Autor(es): Silva, Íngride Gabriela Pereira da
Primeiro Orientador: Mariano, Nayana Rodrigues Cordeiro
Resumo: Durante muito tempo as pessoas que apresentavam alguma deficiência foram impedidas de conviver no meio social e de se desenvolver como cidadãos. O período que antecede o século XX foi marcado pela violência e segregação dessas pessoas. A partir do reconhecimento legal das pessoas deficientes como sujeitos de direitos, várias iniciativas passam a ser adotadas para a inclusão delas na sociedade, em especial o direito à educação. Apesar dos avanços já conquistados na inclusão de pessoas deficientes no contexto escolar, é frequente as queixas apresentadas por professores, relatando suas dificuldades e limitações para atender alunos com deficiência na perspectiva inclusiva. Pensando nessa dificuldade, o presente trabalho discute, a partir de uma metodologia pautada na pesquisa bibliográfica, aspectos que envolvem a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência em escolas regulares, com o objetivo de compreender caminhos possíveis na educação regular. Nesse percurso, dialogamos com um referencial teórico, a saber: Pessoti (1984), Ropoli (2010) e Carvalho (2005), para nos ajudar a discutir essa questão tão urgente e necessária que é a inclusão escolar, e esperamos contribuir com o debate sobre o tema.
Abstract: For a long time, people with disabilities were prevented from living in the social environment and developing as citizens. The period before the 20th century was marked by the violence and segregation of these people. From the legal recognition of disabled people as subjects of rights, several initiatives are adopted to include them in society, especially the right to education. Despite the advances already achieved in the inclusion of people with disabilities in the school context, complaints from teachers are frequent, reporting their difficulties and limitations in serving students with disabilities in an inclusive perspective. Thinking about this difficulty, the present work presents, based on a methodology based on bibliographic research, aspects that involve the inclusion of students who have some deficiency in regular schools, with the objective of helping the teacher to reorganize their practice. Along this path, we dialogue with a theoretical framework, Pessoti (1984), Ropoli (2010), and Carvalho (2005), to help us discuss this very urgent and necessary issue that is school inclusion, and we hope to contribute to the debate on the topic.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Escola regular
Pessoas com deficiência
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17877
Data do documento: 24-Jul-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGPS07082020.pdf470,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons