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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17881
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das quatro operações básicas da matemática |
Autor(es): | Silva, Rosilene |
Primeiro Orientador: | Souza, Thaís Oliveira de |
Resumo: | Este trabalho teve o objetivo de refletir sobre o uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as quatro operações básicas da matemática. Para tanto, foi abordada a questão do processo de conhecimento da matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental e as principais observações contidas nos documentos oficiais. Após, foi falado dos jogos matemáticos, seus benefícios aprendizagem dos alunos. Por fim, os benefícios que a ludicidade pode proporcionar ao desenvolvimento cognitivo, levando-se em consideração os estudos de Piaget e o Período das Operações concretas. A Teoria da Epistemologia Genética de Piaget foi o ponto de partida para esta pesquisa, o brincar tem um papel importante no aprendizado. O trabalho com este tema traz novas percepções acerca do trabalho docente, principalmente em relação às expectativas de aprendizado. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, onde utilizamos um questionário enviado por e-mail às educadoras. Esse questionário, continha doze perguntas abertas onde se buscou analisar como as professoras trabalham com os jogos, seus objetivos pedagógicos, materiais utilizados, engajamento a BNCC, participação e avaliação dos alunos. A escolha por analisar o trabalho de professoras que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental, mais precisamente do 1º ao 5º ano escolar, deu-se a partir da percepção de que o brincar faz parte do desenvolvimento infantil e os jogos podem auxiliá-las no processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados obtidos a partir das entrevistas se deu a partir da comparação das respostas das educadoras, esse paralelo possibilitou entender a importância dos jogos no aprendizado, o planejamento, as dificuldades percebidas nos alunos e na condução dos jogos, a falta de apoio pedagógico e um projeto que viabilize um trabalho contínuo. Concluímos que o uso de jogos lúdicos no ensino da matemática muito tem a contribuir para o trabalho do professor e também ao aprendizado dos alunos. Esperamos que este trabalho possa contribuir para o surgimento de novas pesquisas voltadas ao desenvolvimento cognitivo e ao uso de jogos com alunos em fase de desenvolvimento. |
Abstract: | This work aimed to reflect on the use of games in the mathematics teaching and learning process in the early years of elementary school, considering the four basic operations of mathematics. To this end, the issue of the mathematics knowledge process in the early years of elementary school and the main observations contained in the official documents were addressed. Afterwards, it was talked about mathematical games, their benefits learning from students. Finally, the benefits that playfulness can provide to cognitive development, taking into account the studies of Piaget and the Period of concrete operations. Piaget's Theory of Genetic Epistemology was the starting point for this research, playing has an important role in learning. The work with this theme brings new perceptions about the teaching work, mainly in relation to learning expectations. The methodology used was field research, where we used a questionnaire sent by email to the educators. This questionnaire contained twelve open-ended questions that sought to analyze how teachers work with games, their pedagogical objectives, materials used, engagement with BNCC, student participation and evaluation. The choice to analyze the work of teachers who work in the first years of elementary school, more precisely from the 1st to the 5th school year, was based on the perception that playing is part of child development and games can help them in teaching and learning process. The analysis of the data obtained from the interviews took place by comparing the responses of the educators, this parallel made it possible to understand the importance of games in learning, planning, the difficulties perceived in students and in the conduct of games, the lack of pedagogical support and a project that makes continuous work possible. We conclude that the use of playful games in the teaching of mathematics has a lot to contribute to the work of the teacher and also to the students' learning. We hope that this work can contribute to the emergence of new research aimed at cognitive development and the use of games with students in the development phase. |
Palavras-chave: | Sala de aula - jogos e brincadeiras Ensino fundamental - matemática Matemática Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17881 |
Data do documento: | 24-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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