Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Mônica Ferreira da Silva-
dc.date.accessioned2020-08-12T13:36:03Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T13:36:03Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17885-
dc.description.abstractConsidering the importance of democratic school management for the smooth running of the school and the functioning of its school activities, this study has as main objective to point out the role of the school manager and the possible challenges that he may encounter in his work environment. More specifically, it seeks to reflect from practice, how democratic management can act in the development of teaching practices based on dialogue and respect for all involved in the teaching-learning process. Methodologically the research has a qualitative nature of bibliographic type. Theoretically, this work is supported by the studies of Brocanelli (2010), Carneiro (2013), Ceretta and Jesus (2018), Dewey (2007), Ferreira (2003), Luck (2009), among others. The reflections established allow us to say that the role of the principal consists of more than taking positions of an administrative and pedagogical character, he acts as a bridge of dialogue between the school and the whole community. The challenges encountered are multiple and vary in nature, however, as responsible subjects they must look for possibilities to get around them. In this sense, it is hoped that this study will serve as a motivation for future studies, thus contributing to the research area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-12T13:36:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSD12062020.pdf: 1770939 bytes, checksum: e5793e8b485e87a60bcadff0d881556d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-12T13:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSD12062020.pdf: 1770939 bytes, checksum: e5793e8b485e87a60bcadff0d881556d (MD5) Previous issue date: 2020-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.titleAtuação do gestor escolar e os desafios enfrentados no ambiente educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoConsiderando a importância de uma gestão escolar democrática para o bom andamento da escola e funcionamento de suas atividades escolares, este estudo tem como objetivo principal apontar o papel do gestor escolar e os possíveis desafios que ele pode encontrar no seu ambiente de trabalho. Mais especificamente, busca-se refletir a partir da prática, como a gestão democrática pode atuar no desenvolvimento de práticas de ensino pautadas no diálogo e respeito a todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa apresenta uma natureza qualitativa de tipo bibliográfica. Teoricamente esse trabalho se apóia nos estudos de Brocanelli (2010), Carneiro (2013), Ceretta e Jesus (2018), Dewey (2007), Ferreira (2003), Luck (2009), dentre outros. As reflexões estabelecidas permitem dizer que o papel do diretor consiste em mais do que tomar posições de caráter administrativo e pedagógico, ele atua como uma ponte de diálogo entre a escola e toda comunidade. Os desafios encontrados são múltiplos e variam de natureza, no entanto, como sujeitos responsáveis eles devem buscar possibilidades para contorná-los. Nesse sentido, espera-se que esse estudo sirva de motivação para estudos futuros contribuindo assim para a área da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFSD12062020.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons