Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Karla Andreia de Souza-
dc.date.accessioned2020-08-12T14:09:03Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T14:09:03Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17888-
dc.description.abstractThe objective of this research was to evaluate the educational practices developed at the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in the city of Areia - PB, aiming to understand how the teachers carry out the educational practices. The work was developed at APAE in the city of Areia-PB, and a qualitative research was carried out. A questionnaire was applied among APAE teachers who work with students with special educational needs. After systematizing the data, it was possible to assess that the teachers who teach students have a college degree, but do not have a specialization in Special Education. The results indicate that the teachers do not have specific training, even though they have participated in some lectures, but that they never took a course in the area, that they learned to deal with students in the classroom. Even with this little training, they develop a serious, responsible and respectful work with differences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-12T14:09:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KASB12082020.pdf: 3471871 bytes, checksum: 65a734cd89646860d2dffc0034a77f35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-12T14:09:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KASB12082020.pdf: 3471871 bytes, checksum: 65a734cd89646860d2dffc0034a77f35 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)pt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titlePráticas educativas desenvolvidas na APAE– Areia/PB: reflexões sobre a prática docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti-
dc.description.resumoObjetivou-se com essa pesquisa avaliar as práticas educativas desenvolvidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Areia - PB, visando compreender como as professoras realizam as práticas educativas. O trabalho foi desenvolvido na APAE da cidade de Areia-PB, sendo realizada uma pesquisa qualitativa. Foi aplicado um questionário entre as professoras da APAE que trabalham com os alunos com necessidades educativas especiais. Após a sistematização dos dados foi possível avaliar que as professoras que dão aula aos alunos possuem curso superior, mas não possuem uma especialização em Educação Especial. Os resultados indicam que as professoras não têm formação específica, ainda que tenham participado de algumas palestras, mas que nunca fizeram um curso na área, que aprenderam a lidar com os alunos no cotidiano da sala de aula. Mesmo com essa pouca capacitação, as mesmas desenvolvem um trabalho sério, responsável e cheio de respeito as diferenças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASB12082020.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons