Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Mércia Rejane Lopes de-
dc.date.accessioned2020-08-12T19:22:08Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T19:22:08Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17889-
dc.description.abstractThe affective relationship between teacher and student is fundamental to the teaching and learning process, according to the main theorists of development and learning, such as Piaget, Vygotsky and Wallon. This study was based on Vygotsky's historical-cultural theory. The teacher, being the link that enables the integral formation of the student, has the duty to constantly reflect and question his pedagogical practice and to what extent he is building this affective relationship with his students. Faced with a global shock situation, the Covid 19 pandemic, schools had to adapt to this moment and began to hold classes through remote education. This research was quantitative and qualitative in nature, and had as main objective to investigate how teachers understand the affectivity in the learning teaching process and whether this conception has undergone any change when they need to teach through remote teaching. An online questionnaire was applied to 56 primary school teachers, which contained 10 objective questions and 5 subjective questions. The results showed differences in teachers' conception when evaluating their performance in the classroom, before the pandemic, and during remote teaching. Despite the difficulties reported, it is understood that affectivity in the teacher-student relationship is important in any learning situation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-12T19:22:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRLL12082020.pdf: 788368 bytes, checksum: 2f6e46bd3667e03977f7ab5bcc04e5a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-12T19:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRLL12082020.pdf: 788368 bytes, checksum: 2f6e46bd3667e03977f7ab5bcc04e5a1 (MD5) Previous issue date: 2020-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAfetividade - professor e alunopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA relação afetiva entre professor e aluno: a concepção de professores antes e durante a pandemia de Covid 19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lula, Aurora Camboim Lopes de Andrade-
dc.description.resumoA relação afetiva entre professor e aluno é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com os principais teóricos do desenvolvimento e aprendizagem, tais como Piaget, Vygotsky e Wallon. Esse estudo foi fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotsky. O professor, sendo o elo que possibilita a formação integral do aluno, tem o dever de refletir e questionar constantemente sua prática pedagógica e até que ponto está construindo esta relação afetiva com seus alunos. Diante de uma situação de abalo mundial, a pandemia da Covid 19, as escolas precisaram se readequar a esse momento e passaram a realizar aulas através do ensino remoto. Essa pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo, e teve como objetivo principal investigar como os professores entendem a afetividade no processo de ensino aprendizagem e se essa concepção sofreu alguma mudança ao precisarem ensinar através do ensino remoto. Foi aplicado um questionário online em 56 professores do ensino básico, o qual continha 10 questões objetivas e 5 questões subjetivas. Os resultados mostraram diferenças de concepção dos professores ao avaliar sua atuação em sala de aula, antes da pandemia, e durante o ensino remoto. Apesar das dificuldades relatadas, entende-se que a afetividade na relação professor e aluno é importante em qualquer situação de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRLL12082020.pdf769,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons