Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ewerton Vicente da-
dc.date.accessioned2020-08-12T19:36:55Z-
dc.date.available2020-08-12-
dc.date.available2020-08-12T19:36:55Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-12T19:36:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EVS12082020.pdf: 297402 bytes, checksum: 6047c3383acbaefec082df830d58193e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-12T19:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EVS12082020.pdf: 297402 bytes, checksum: 6047c3383acbaefec082df830d58193e (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicogênese da línguapt_BR
dc.subjectProfessor - educação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização: o que dizem as professoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Patrícia Batista Bezerra-
dc.description.resumoAbordar questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento faz-se necessário entender que é processo indissociáveis que devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é aquela criança que conhece o código escrito, sabe ler e escrever. Este trabalho, componente obrigatório do curso de Pedagogia tem como tema central a Psicogênese da Língua escrita, descrita por Emílio Ferreiro. Neste trabalho buscamos analisar a importância da psicogênese da Língua Escrita no discurso das professoras no ciclo de alfabetização, fazendo uma abordagem histórica da alfabetização no Brasil, bem como avaliar, na visão das professoras, a importância das pesquisas de Emília Ferreiro no processo de alfabetização das crianças. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica subsídios que enriqueceram a pesquisa e por meio de questionário semiestruturados estudamos o que as professoras dizem sobre a psicogênese da língua e como inserem este método na pratica. O presente trabalho aborda os níveis estruturais de escrita proposto por Ferreiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVS12082020.pdf290,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons