Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ewerton Vicente da | - |
| dc.date.accessioned | 2020-08-12T19:36:55Z | - |
| dc.date.available | 2020-08-12 | - |
| dc.date.available | 2020-08-12T19:36:55Z | - |
| dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17890 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-12T19:36:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EVS12082020.pdf: 297402 bytes, checksum: 6047c3383acbaefec082df830d58193e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-12T19:36:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EVS12082020.pdf: 297402 bytes, checksum: 6047c3383acbaefec082df830d58193e (MD5) Previous issue date: 2019-12-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Psicogênese da língua | pt_BR |
| dc.subject | Professor - educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.title | A psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização: o que dizem as professoras | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramos, Patrícia Batista Bezerra | - |
| dc.description.resumo | Abordar questões relacionadas ao processo de alfabetização e letramento faz-se necessário entender que é processo indissociáveis que devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é aquela criança que conhece o código escrito, sabe ler e escrever. Este trabalho, componente obrigatório do curso de Pedagogia tem como tema central a Psicogênese da Língua escrita, descrita por Emílio Ferreiro. Neste trabalho buscamos analisar a importância da psicogênese da Língua Escrita no discurso das professoras no ciclo de alfabetização, fazendo uma abordagem histórica da alfabetização no Brasil, bem como avaliar, na visão das professoras, a importância das pesquisas de Emília Ferreiro no processo de alfabetização das crianças. Buscamos por meio da pesquisa bibliográfica subsídios que enriqueceram a pesquisa e por meio de questionário semiestruturados estudamos o que as professoras dizem sobre a psicogênese da língua e como inserem este método na pratica. O presente trabalho aborda os níveis estruturais de escrita proposto por Ferreiro. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EVS12082020.pdf | 290,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
