Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lucena, Hillka Bragante | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T18:32:47Z | - |
dc.date.available | 2020-08-13 | - |
dc.date.available | 2020-08-13T18:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17893 | - |
dc.description.abstract | Storytelling and Children's Literature assist the process of cognitive, emotional, social development and, in addition, favor the acquisition of various skills related to the learning of the Alphabetical Writing System. Considering that they need to be present in the repertoire of literacy teacher practices, we developed this bibliographic research on the topic, with the objective of understanding the contributions of children's literature and storytelling to the children's literacy process in the early years of elementary school. We spoke with some authors who study the theme, such as: Cagliari (1999) and Moraes (2012) and their relations, in order to systematize the discussion based on what we consider essential to the practices. Thus, we approach the literacy process in its legal and conceptual aspects, about the advantages of children's literature for children of this age group and, finally, the advantages and necessary procedures in storytelling. The readings, reflections and systematizations showed us that the literacy process does not need to be detached from intentional playful practices, which use games, songs, songs and stories of different types. Children's literature in the classroom, especially when used in the form of storytelling, stimulates skills related to the 3 main facets of literacy: linguistic, sociocultural and interactive. That is, they favor working with writing conventions, knowledge of the alphabetical and spelling system, comprehension and text production skills, and the social and cultural events that involve writing, called literacy. Literacy cannot be reduced to a method or just the acquisition of a technology. In order not to make it mere decoding, this work proposed a conclusive reflection on the process, defending the inclusion of stories told and children's literature in literacy practices. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-13T18:32:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HBL13082020.pdf: 382951 bytes, checksum: 323422a404f3787917407b599c92e850 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-13T18:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HBL13082020.pdf: 382951 bytes, checksum: 323422a404f3787917407b599c92e850 (MD5) Previous issue date: 220-07-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As contribuições da literatura infantil e da contação de história para o processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Biserra, Ingrid Karla Cruz | - |
dc.description.resumo | A Contação de História e a Literatura Infantil auxiliam o processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, social e, além disso, favorecem a aquisição de várias habilidades relacionadas à aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. Considerando que elas precisam estar presentes no repertório das práticas dos professores alfabetizadores, desenvolvemos essa pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo que compreender as contribuições da literatura infantil e da contação de histórias para o processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Dialogamos com alguns autores que estudam a temática como Cagliari (1999) e Moraes (2012) e suas relações, com vistas a sistematizar a discussão a partir do que consideramos essencial às práticas. Assim, abordamos sobre o processo de alfabetização em seus aspectos legais e conceituais, sobre as vantagens da literatura infantil para as crianças dessa faixa etária e, por fim, as vantagens e procedimentos necessários nas contações de histórias. As leituras, reflexões e sistematizações nos mostraram que o processo de alfabetização não precisa ser descolado de práticas intencionais lúdicas, que utilizem brincadeiras, canções, cantigas e histórias de diversos tipos. A literatura infantil na sala de aula, principalmente quando usada na forma de contação de histórias, estimula habilidades referentes as 3 facetas principais da alfabetização: a linguística, a sociocultural e a interativa. Isto é, favorecem o trabalho com as convenções da escrita, o conhecimento do sistema alfabético e ortográfico, as habilidades de compreensão e produção de textos, e os eventos sociais e culturais que envolvem a escrita, chamado de letramento. A alfabetização não pode ser reduzida a método ou apenas a aquisição de uma tecnologia. Com vistas a não torná-la mera decodificação, esse trabalho propôs uma reflexão conclusiva sobre o processo defendendo a inserção de histórias contadas e da literatura infantil nas práticas alfabetizadoras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HBL13082020.pdf | 373,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons