Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Hillka Bragante-
dc.date.accessioned2020-08-13T18:32:47Z-
dc.date.available2020-08-13-
dc.date.available2020-08-13T18:32:47Z-
dc.date.issued2020-07-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17893-
dc.description.abstractStorytelling and Children's Literature assist the process of cognitive, emotional, social development and, in addition, favor the acquisition of various skills related to the learning of the Alphabetical Writing System. Considering that they need to be present in the repertoire of literacy teacher practices, we developed this bibliographic research on the topic, with the objective of understanding the contributions of children's literature and storytelling to the children's literacy process in the early years of elementary school. We spoke with some authors who study the theme, such as: Cagliari (1999) and Moraes (2012) and their relations, in order to systematize the discussion based on what we consider essential to the practices. Thus, we approach the literacy process in its legal and conceptual aspects, about the advantages of children's literature for children of this age group and, finally, the advantages and necessary procedures in storytelling. The readings, reflections and systematizations showed us that the literacy process does not need to be detached from intentional playful practices, which use games, songs, songs and stories of different types. Children's literature in the classroom, especially when used in the form of storytelling, stimulates skills related to the 3 main facets of literacy: linguistic, sociocultural and interactive. That is, they favor working with writing conventions, knowledge of the alphabetical and spelling system, comprehension and text production skills, and the social and cultural events that involve writing, called literacy. Literacy cannot be reduced to a method or just the acquisition of a technology. In order not to make it mere decoding, this work proposed a conclusive reflection on the process, defending the inclusion of stories told and children's literature in literacy practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-13T18:32:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HBL13082020.pdf: 382951 bytes, checksum: 323422a404f3787917407b599c92e850 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-13T18:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HBL13082020.pdf: 382951 bytes, checksum: 323422a404f3787917407b599c92e850 (MD5) Previous issue date: 220-07-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAs contribuições da literatura infantil e da contação de história para o processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Biserra, Ingrid Karla Cruz-
dc.description.resumoA Contação de História e a Literatura Infantil auxiliam o processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, social e, além disso, favorecem a aquisição de várias habilidades relacionadas à aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. Considerando que elas precisam estar presentes no repertório das práticas dos professores alfabetizadores, desenvolvemos essa pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo que compreender as contribuições da literatura infantil e da contação de histórias para o processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Dialogamos com alguns autores que estudam a temática como Cagliari (1999) e Moraes (2012) e suas relações, com vistas a sistematizar a discussão a partir do que consideramos essencial às práticas. Assim, abordamos sobre o processo de alfabetização em seus aspectos legais e conceituais, sobre as vantagens da literatura infantil para as crianças dessa faixa etária e, por fim, as vantagens e procedimentos necessários nas contações de histórias. As leituras, reflexões e sistematizações nos mostraram que o processo de alfabetização não precisa ser descolado de práticas intencionais lúdicas, que utilizem brincadeiras, canções, cantigas e histórias de diversos tipos. A literatura infantil na sala de aula, principalmente quando usada na forma de contação de histórias, estimula habilidades referentes as 3 facetas principais da alfabetização: a linguística, a sociocultural e a interativa. Isto é, favorecem o trabalho com as convenções da escrita, o conhecimento do sistema alfabético e ortográfico, as habilidades de compreensão e produção de textos, e os eventos sociais e culturais que envolvem a escrita, chamado de letramento. A alfabetização não pode ser reduzida a método ou apenas a aquisição de uma tecnologia. Com vistas a não torná-la mera decodificação, esse trabalho propôs uma reflexão conclusiva sobre o processo defendendo a inserção de histórias contadas e da literatura infantil nas práticas alfabetizadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HBL13082020.pdf373,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons