Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francilene Albino dos Santos-
dc.date.accessioned2020-08-14T19:32:37Z-
dc.date.available2020-08-14-
dc.date.available2020-08-14T19:32:37Z-
dc.date.issued219-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17895-
dc.description.abstractThe way inclusive education is worked in schools in the city of São Bento, Paraíba is the object of study of this project. It was intended to identify and analyze the practice and training of the school and the preparation of the school to accommodate students with special needs, through a field research based on the qualitative approach. dos Santos and Hive. Field research provided information on the physical structure and pedagogical resources accessible to different levels of learning, mobility and limitations that schools can offer. The systematic methodology used, as well as the bibliography of Maria Tereza Eglér Mantoan and Peter Mittler were guiding the theoretical basis presented here. This investigation signaled that social and governmental actions point to an inclusive school environment, however, the reality experienced by students and professionals persists exclusionary and unprepared. Given this, it is essential to realize the need to increase the knowledge of the community and professionals about inclusive education, so that individual and collective rights are fully exercised.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-14T19:32:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FASS14082020.pdf: 557934 bytes, checksum: cf9b9ec16be6341862819d077faf6ef2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-14T19:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FASS14082020.pdf: 557934 bytes, checksum: cf9b9ec16be6341862819d077faf6ef2 (MD5) Previous issue date: 219-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAlunos - necessidades especiaispt_BR
dc.titleEnsino inclusivo a crianças com deficiência no município de São Bento, Paraíba.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoA forma como a educação inclusiva é trabalhada nas escolas da cidade de São Bento, Paraíba é o objeto de estudo deste projeto. Foi intencionado identificar e analisar a prática e formação docente e a preparação da escola para acolher alunos com necessidades especiais, através de uma pesquisa de campo fundamentada na abordagem qualitativa, a coleta de dados foi feita a partir do questionário dirigido aos professores das instituições Porfíria Vieira dos Santos e Colmeia. A pesquisa de campo proporcionou a obtenção de informações acerca da estrutura física e recursos pedagógicos acessíveis para diferentes níveis de aprendizagem, mobilidade e limitações que as escolas podem oferecer. A sistemática metodologia utilizada, bem como a bibliografia de Maria Tereza Eglér Mantoan e Peter Mittler foram norteadores para o embasamento teórico aqui apresentado. Esta investigação sinalizou que as ações sociais e governamentais apontam para um ambiente escolar inclusivo, no entanto, a realidade vivenciada pelos educandos e profissionais da educação persiste excludente e despreparada. Diante disso, é fundamental perceber a necessidade de ampliar o conhecimento da comunidade e profissionais sobre a educação inclusiva, de forma que assim os direitos individuais e coletivos sejam plenamente exercidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FASS14082020.pdf544,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons