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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1791
Tipo: TCC
Título: O lugar da neurociência no currículo do curso de Pedagogia
Autor(es): Silva, Dayana de Sousa
Primeiro Orientador: Silva, Vânia Cristina da
referee1 : Marques, Ana Luiza
referee2: Oliveira, Roberta Alencar
Resumo: A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, áreas de atuação do pedagogo, são etapas muito importantes, sendo comprovado por vários estudos que as estratégias pedagógicas usadas nestas etapas escolares são eficazes na organização do sistema nervoso, que no caso das crianças está em pleno desenvolvimento. Com o avanço da tecnologia no contexto social, faz-se necessário que na formação do pedagogo, seja inserido uma gama maior de conhecimentos que tenham por finalidade o desenvolvimento de novas disciplinas para compor a grade curricular dos cursos, como, por exemplo, aquisição de conhecimentos mais profundos sobre Neurociência, que habilita este profissional a motivar e a ensinar a criança de forma compatível com o funcionamento cerebral. Propomos, neste trabalho acadêmico, uma nova visão no escopo dos componentes curriculares do curso de formação em Pedagogia, por acreditarmos na necessidade de implementação de novas disciplinas que abordem de forma mais aprofundada aspectos sobre: Neuroaprendizagem, Neuropsicologia e Neurociência. Assim, nosso objetivo é analisar se a matriz curricular do referido curso nos permite afirmar que são ofertadas disciplinas que se associem a conhecimentos mais aprofundados sobre neurociências na formação dos graduandos. Trata-se de um estudo fundamentado na pesquisa bibliográfica-descritiva com enfoque na análise qualitativa do material consultado. Discutiremos algumas teorias da aprendizagem sobre a perspectiva de Skinner (1969) e Garden (1980), em seguida aprofundaremos nossa pesquisa na análise do currículo de Pedagogia no âmbito da formação do Pedagogo.
Abstract: Child Education and Elementary School I, areas of activity of the pedagogue, are very important stages, being proved by several studies that the pedagogical strategies used in these school stages are effective in the organization of the nervous system, which in the case of children is in full development. With the advancement of technology in the social context, it is necessary that in the formation of the pedagogue, a greater range of knowledge be inserted that aim to develop new disciplines to compose the curricular grade of the courses, such as, for example, acquisition of Knowledge about Neuroscience, which enables this professional to motivate and teach the child in a way compatible with brain functioning. We propose, in this academic work, a new vision in the scope of the curricular components of the Pedagogy, because we believe in the need to implement new disciplines that address in more depth aspects about: Neurolearning, Neuropsychology and Neuroscience. Thus, our objective is to analyze if the curricular matrix of the mentioned course allows us to affirm that disciplines are offered that are associated with more detailed knowledge about neurosciences in the graduation of students. It is a study based on the bibliographic-descriptive research with focus on the qualitative analysis of the material consulted. We will discuss some theories of learning from the perspective of Skinner (1969) and Garden (1980), then deepen our research in the analysis of the Pedagogy curriculum in Pedagogic education.
Palavras-chave: Neurociência
Formação de professores
Currículo - pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1791
Data do documento: 17-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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