Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17923Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Juliana da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2020-08-20T14:02:55Z | - |
| dc.date.available | 2020-08-20 | - |
| dc.date.available | 2020-08-20T14:02:55Z | - |
| dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17923 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-20T14:02:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCB20082020.pdf: 680602 bytes, checksum: 7de6e52f67d2e3f3b1ea2186cea36460 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-20T14:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCB20082020.pdf: 680602 bytes, checksum: 7de6e52f67d2e3f3b1ea2186cea36460 (MD5) Previous issue date: 2020-08-11 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Afetividade - adolescência | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
| dc.subject | Teoria Walloniana | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Afetividade e aprendizagem na adolescência: uma análise Walloniana do filme Preciosa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Andrade, Fernando Cézar Bezerra de | - |
| dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo problematizar, no estudo do caso fictício de Claireece Jones, apresentado pelo filme Preciosa - Uma história de esperança, a influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem durante a adolescência, à luz da teoria walloniana, considerando-se os diferentes contextos socioescolares por ela vividos. Seus objetivos específicos são: caracterizar a afetividade no processo de desenvolvimento humano, segundo a teoria walloniana; identificar os processos de desenvolvimento social e da personalidade durante a adolescência; identificar em extratos, enredo e personagens, modos de influir afetivamente no processo de ensino e aprendizagem; analisar a relação entre afetividade e aprendizagem no caso da personagem Claireece Jones, para ilustrar modos de influir afetivamente no processo de ensino-aprendizagem durante a adolescência. Para alcançar esses fins, desenvolvemos pesquisa qualitativa, de caráter documental. Como resultados, a análise da afetividade na narrativa fílmica focaliza quatro momentos bem representativos do desenvolvimento afetivo da protagonista: primeiro, ela é apresentada no contexto familiar e escolar original; depois, ela é enfocada na descoberta da escola Each one teach one e da Professora Blue; num terceiro tempo, Claireece Jones é vista começando a aprender a ler e escrever; finalmente, ela é apresentada na transição de seu autoconceito, sua autoimagem, de seu status de personalidade e da elevação de sua autoestima que, integrados em uma afetividade mais autônoma e livre, remetem à conquista de sua identidade com papéis de adulta (estudante, mulher, mãe, trabalhadora). Esses dados são interpretados, sobretudo, a partir da teoria sobre a afetividade, desenvolvida por Henri Wallon e pesquisadores colaboradores. Os resultados desta pesquisa demonstram a importância de atentar-se pedagogicamente tanto para o processo de desenvolvimento afetivo durante a adolescência quanto para entendê-lo como motivador do processo de aprendizagem, mesmo sob impacto da violência doméstica e sexual, da privação material e do preconceito racial, socioeconômico e de gênero. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JCB20082020.pdf | 664,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
