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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Janaína de Castro Ferreira-
dc.date.accessioned2020-08-20T14:22:19Z-
dc.date.available2020-08-21-
dc.date.available2020-08-20T14:22:19Z-
dc.date.issued2020-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17924-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the scientific production on the themes of gender and sexuality in early childhood education. A systematic literature review was carried out, with articles searched on the CAPES Portal (journals), using the descriptors' gender ',' sexuality ', early childhood education'. The problem that directed the research was: How do you find the scientific knowledge already produced in Brazil on gender and sexuality in early childhood education? As a result of this problem, we elaborated as a general objective of the work: to identify through a systemic review of the national production of articles that discuss the themes of gender and sexuality in early childhood education. The inclusion criteria were national articles from the years 2015 to 2019 and from studies developed in Brazil. The exclusion criteria were dissertations, theses and other texts that did not meet the expectations of the research. The analysis of the articles consisted of reading the abstracts and then elaborating a table of the data collected with information from each research, namely: title, year of publication, authors, magazine / periodical. The analysis of the study was made qualitatively. Regarding the results, all the works in some way highlighted that we are dealing with a subject full of taboos and prejudices, especially when we deal with the figure of teachers who work in Early Childhood Education, including how to highlight that among studies, reference is made the gap in the training of teachers on these themes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-20T14:22:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCFL21082020.pdf: 421591 bytes, checksum: 77497c7a9bb820a305297f912d2d7318 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleGênero e sexualidade na educação infantil: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sandra Cristina Moraes de-
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo de analisar a produção científica acerca das temáticas gênero e sexualidade na educação infantil. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com artigos pesquisados no Portal da CAPES (periódicos), a partir dos descritores ‘gênero’, ‘sexualidade’, ‘educação infantil’. O problema que direcionou a pesquisa foi: Como se encontra o conhecimento científico já produzido no Brasil sobre gênero e sexualidade na educação infantil? Decorrentes desta problemática, elaboramos como objetivo geral do trabalho: identificar mediante uma revisão sistêmica da produção nacional de artigos que discutam as temáticas gênero e sexualidade na educação infantil. O critério de inclusão foram artigos nacionais dos anos de 2015 a 2019 e oriundos de estudos desenvolvidos no Brasil. Os critérios de exclusão foram dissertações, teses e demais textos que não atendiam às expectativas da pesquisa. A análise dos artigos consistiu na leitura dos resumos e, em seguida, na elaboração de um quadro dos dados coletados com informações de cada pesquisa, a saber: título, ano de publicação, autores, revista/periódico. A análise do estudo foi feita qualitativamente. No que tange aos resultados, todos os trabalhos de alguma maneira destacaram que estamos tratando de um assunto carregado de tabus e preconceitos, principalmente, quando tratamos da figura dos docentes que atuam na Educação Infantil, inclusive como destacar que entre os estudos, se faz referência a lacuna existente na formação de professores sobre essas temáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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