Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rayssa Katrinny Leocádio da-
dc.date.accessioned2020-08-26T17:41:45Z-
dc.date.available2020-08-25-
dc.date.available2020-08-26T17:41:45Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17946-
dc.description.abstractEste Trabajo de Conclusiones del Curso aborda el tema del liderazgo estudiantil en el curso de pedagogía con el objetivo de comprender y reflexionar sobre las contribuciones (o no) del curso de pedagogía en la formación del liderazgo del movimiento de estudiantes del país, identificando a los líderes actuales y reflexionando sobre las posibilidades (o no) que ofrece el curso de Pedagogía en relación con la participación en el movimiento. En términos metodológicos, se realizó una investigación cualitativa utilizando material empírico producido a partir de la aplicación de un cuestionario en línea, a través de Formularios de Google, con los principales líderes educativos de Pedagogía de siete organizaciones en seis estados del país. Los resultados sugieren que, en general, el curso de Pedagogía ofrece las condiciones necesarias para la formación de líderes, ya que son parte del movimiento que conocieron o de los estudiantes después de ingresar al curso. Esto se debe a que el curso se basa en una visión crítica de la educación, basada en la asociación social para una sociedad más digna y justa para todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-26T17:41:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RKLS25082020.pdf: 721900 bytes, checksum: 10fa0a67349d6fdfc64904a5329ca76a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-26T17:41:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RKLS25082020.pdf: 721900 bytes, checksum: 10fa0a67349d6fdfc64904a5329ca76a (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectFormação de liderançaspt_BR
dc.titleCombatividade e luta pela educação: contribuições do curso de pedagogia na formação de lideranças estudantispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da liderança estudantil do curso de Pedagogia com objetivo de compreender e refletir sobre as contribuições (ou não) do curso de Pedagogia na formação das lideranças do Movimento Estudantil no país, identificando as atuais lideranças e refletindo sobre as possibilidades ofertadas pelo curso de Pedagogia em relação ao conhecimento e participação no movimento. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa cujo material empírico foi produzido a partir da aplicação de um questionário online, via Google Forms, com dez lideranças ativistas do movimento estudantil de Pedagogia de sete organizações e seis estados do país. Os resultados apontam que, de forma geral, o curso de Pedagogia oferece as condições necessárias para a formação de lideranças, uma vez que parte delas conheceram o movimento estudantil após a entrada no curso. Isso ocorre porque o curso se sustenta em uma visão crítica a educação, pautada nas lutas sociais por uma sociedade mais digna e justa para todas e todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RKLS25082020.pdf704,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons