Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Naiara de Souza-
dc.date.accessioned2020-08-27T14:16:23Z-
dc.date.available2020-08-25-
dc.date.available2020-08-27T14:16:23Z-
dc.date.issued2020-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17950-
dc.description.abstractThe present work with the title “Playfulness in Early Childhood Education: the influence of playfulness in learning” is the result of a research at the Laranjeiras Municipal Early Childhood Reference Center, located in the José Américo neighborhood, in the city of João Pessoa, capital from Paraíba, whose main objective was to analyze the importance of playfulness in the learning process in children in the early childhood stage. To this end, a questionnaire was applied on the topic discussed with the teacher of the class of children with five years and an observation of the playful work in the classroom, during the supervised internship period. In building a reflective thought on the theme, Piaget (1999) and Vygotsky (1994) were based on the approach to learning in Early Childhood Education, and Kishimoto (1999) as the main reference in the category of the importance of games in education. The methodological procedures were based on field research, with a survey of the perception of the teacher in the classroom and the development of children through the playful pedagogical resources offered by the institution of the municipal school system. As a result, it was observed that the proposed objectives were achieved, with play being an important factor in the construction of children's knowledge in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-27T14:16:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSS25082020.pdf: 938987 bytes, checksum: ba1754a1da354a5dd740c884314fabef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-27T14:16:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSS25082020.pdf: 938987 bytes, checksum: ba1754a1da354a5dd740c884314fabef (MD5) Previous issue date: 2020-08-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil: a influência do lúdico na aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO presente trabalho com o título de “A ludicidade na Educação Infantil: a influência do lúdico na aprendizagem” é resultado de uma pesquisa no Centro de Referência em Educação Infantil Municipal Laranjeiras, localizado no Bairro de José Américo, na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, cujo objetivo principal foi analisar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem em crianças na fase da educação infantil. Para tanto, foi aplicado um questionário sobre o tema abordado com a professora da turma de crianças com cinco anos e realizado uma observação do trabalho lúdico em sala, durante o período de estágio supervisionado. Na construção de um pensamento reflexivo sobre a temática, teve-se como base os pensamentos de Piaget (1999) e Vygotsky (1994), para a abordagem da aprendizagem na Educação Infantil, e Kishimoto (1999) como referência principal na categoria da importância dos jogos na educação. Os procedimentos metodológicos basearam-se na pesquisa de campo, com um levantamento da percepção do professor em sala de aula e o desenvolvimento das crianças através dos recursos lúdicos pedagógicos oferecidos pela instituição da rede municipal de ensino. Como resultado, observou-se que os objetivos propostos foram alcançados, sendo o lúdico um fator importante na construção do saber das crianças na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSS25082020.pdf916,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons