Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Wilma dos Santos-
dc.date.accessioned2020-08-27T18:40:35Z-
dc.date.available2020-01-26-
dc.date.available2020-08-27T18:40:35Z-
dc.date.issued2020-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17955-
dc.description.abstractThis work is entitled Learning difficulty for Students of Youth and Adult Education in Reading and Writing, whose general objective was to analyze which aspects can influence students to overcome learning difficulties in reading and writing. The theoretical basis of the work was anchored in the studies of theorists, addressing the trajectory of this modality and its transformations during the passage of time. The teacher needs to have a different look for these students who are returning to the classroom, looking for an opportunity through schooling to improve their living conditions. Reading and writing are fundamental for the development of learning in socialization processes within the classroom and society, acquiring the ability to understand the difficulties that arise during the practice of reading and writing, appropriating literacy, having a phonological awareness in written culture, becoming a literate subject through literacy. The research was of a qualitative approach, starting with the survey of bibliographic and digital material for reading and study, followed by data collection, by observation and the use of a semi-structured questionnaire, applied with the teacher of the Education room of Young adults. There was also an interview with four students whose oral responses were recorded during the supervised internship. The research was carried out at the Frei Martinho State Elementary School in the city of João Pessoa. It was concluded that the work of the teacher is challenging given the diversity of groups with different age groups, developing a pedagogical practice with actions, meeting the needs of students, interacting and improving the relationship between them, motivating them so that they can gain confidence in the environment in which they are inserted in a climate of harmony, friendship and understanding, facing the challenges in their stay in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-27T18:40:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WSL26082020.pdf: 513363 bytes, checksum: 8c22b779d3207fa7d918550718903a87 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-27T18:40:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WSL26082020.pdf: 513363 bytes, checksum: 8c22b779d3207fa7d918550718903a87 (MD5) Previous issue date: 2020-08-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos na leitura e escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoEste trabalho tem como título dificuldade de Aprendizagem dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos na Leitura e Escrita, cujo objetivo geral foi analisar quais os aspectos que podem influenciar os/as alunos/as a superar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. A base teórica do trabalho foi ancorada nos estudos dos teóricos, abordando a trajetória desta modalidade e suas transformações durante o transcorrer dos tempos. O professor precisa ter um olhar diferenciado para esses/as alunos/as que estão retornando à sala de aula, em busca de uma oportunidade através da escolarização melhorando suas condições de vida. A leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagem nos processos de socialização dentro da sala de aula e da sociedade, adquirindo a capacidade de compreensão das dificuldades que surgem durante a prática da leitura e escrita se apropriando do letramento, tendo uma consciência fonológica na cultura escrita, tornando-se um sujeito letrado através da alfabetização. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, iniciando-se com o levantamento de material bibliográfico e digital para leitura e estudo, seguindo-se da coleta de dados, pela observação e a utilização de um questionário semiestruturado, aplicado com a professora da sala da Educação de Jovens Adultos. Houve também uma entrevista com quatro alunas cujas respostas orais foram registradas por ocasião do estágio supervisionado. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Martinho no município de João Pessoa. Chegou-se à conclusão que o trabalho do/a professor/a é desafiador atendendo a grupos diversificados com faixas etárias diferentes, desenvolvendo uma prática pedagógica com ações, atendendo as necessidades dos/as alunos/as, interagindo e melhorando o relacionamento entre ambos, motivando-os para que eles possam adquirir confiança no ambiente em que estão inseridos num clima de harmonia, amizade e compreensão, enfrentando os desafios em sua permanência na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSL26082020.pdf501,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons