Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Fernanda Laureano de-
dc.date.accessioned2020-08-28T12:54:11Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2020-08-28T12:54:11Z-
dc.date.issued2020-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17957-
dc.description.abstractThis work aims at understanding how the afro-brazilian storytelling, in the first year of elementary school I, is experienced by students to deconstruct the hegemony of the European princess image and present other perceptions, such as that of black princess in children's literature. Initially, the conception of literature and Afro-Brazilian literature is presented, as proposed by the research. Based on this, initially a brief discussion of the emergence of children's literature in Europe and Brazil is presented, with support in the studies of Abramovich (1995), Aries (1978) and Zilberman and Magalhães (1984). Then, some reflections were made to think about Afro-Brazilian literature in the context of the Afrocentricity paradigm with Asante (2009) as the main scholar, and the advances that emerged with the implementation of Law Nº 11,645 / 2008, which changed the LDB Nº 9,394 / 96, and was modified by Law Nº 10,639 / 2003, which establishes the National Education Guidelines and Bases, to include in the official curriculum of the education network the mandatory theme of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture, the result of the struggle of Social movements. Based on these discussions, reports were made of the experiences and reflections of the two stories told in the classroom, The Princess Wedding and The Princess and the Pea. It is concluded that Afro-Brazilian literature is a reference for the construction of black identity, however there are no dialogues on this theme between teachers and students, and pedagogical practices are only punctual, on commemorative dates. There is a need to deconstruct the image of the princess in the Eurocentric molds, as well as the racial ethnic issue to be worked in an interdisciplinary way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-28T12:54:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLA28082020.pdf: 673809 bytes, checksum: b1e88cb31e2d1050a64947f9d537ca17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-28T12:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLA28082020.pdf: 673809 bytes, checksum: b1e88cb31e2d1050a64947f9d537ca17 (MD5) Previous issue date: 2020-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.titleEra uma vez: a princesa negra na contação de história em uma turma do 1.º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Roseane Maria de-
dc.description.resumoNeste trabalho pretende-se compreender de que forma a contação de história afro-brasileira no primeiro ano do ensino fundamental é vivenciada pelos alunos para desconstruir a hegemonia da imagem europeia de princesa e apresentar outras percepções, como a da princesa negra na literatura infantil. Inicialmente apresenta-se a concepção de literatura e literatura afrobrasileira, conforme foi proposto pela pesquisa. Com base nisso, inicialmente é apresentada, de forma sucinta, uma discussão do surgimento da literatura infantil na Europa e no Brasil, com apoio nos estudos de Abramovich (1995), Áries (1978) e Zilberman e Magalhães (1984). Em seguida fizemos algumas reflexões para pensar a literatura afro-brasileira no contexto do paradigma da afrocentricidade tendo como principal estudioso Asante (2009), e os avanços que surgiram com a efetivação da Lei n.º 11.645/2008, que alterou a LDB n.º 9.394/96, e foi modificada pela Lei n.º 10.639/2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, resultado de luta dos Movimentos Sociais. Com base nessas discussões foram feitos os relatos das vivências e reflexões das duas histórias contadas em sala de aula, O casamento da princesa e A princesa e a ervilha. Conclui-se que a literatura afro-brasileira é um referencial para a construção da identidade negra, no entanto não existem diálogos sobre esta temática entre professores e alunos, e as práticas pedagógicas são apenas pontuais, em datas comemorativas. Existe a necessidade de tanto desconstruir a imagem da princesa nos moldes eurocêntricos, quanto à questão étnico racial ser trabalhada de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLA28082020.pdf658,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons