Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Ana Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T13:03:14Z | - |
dc.date.available | 2020-08-28 | - |
dc.date.available | 2020-08-28T13:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17958 | - |
dc.description.abstract | This work had as general objective to understand how games can be constituted as pedagogical resources in the process of teaching and learning in kindergarten. Towards specific objectives, to check how the Early Childhood Education teacher organizes pedagogical work and its relationship with games in the classroom. At last, to analyze the possibilities of pedagogical games in the learning process. The research methodology has a qualitative approach, making use of the instruments of participant observation and semi-structured interview. The subjects of the research were the students of a class of Early Childhood Education and the respective teacher of the School. The choice of participants, as well as the research location, originated from the author's intervention in the supervised Internship and in the Pedagogical Residency Program of the Pedagogy Course. Among the theorists who were used to support this work, the following stand out: Arce (2007; 2011), Brandão (2009); Ferreira (2018), Leal (2009) Kramer (2007). As a result, we found that the class teacher showed good conception about the importance of using games as a resource, as well as using them in the organization of her work. Through the intervention it was possible to identify games as valuable pedagogical resources that contribute with innumerable possibilities in making the learning process more pleasant and meaningful. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-08-28T13:03:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APSS28082020.pdf: 1882688 bytes, checksum: 7b1b8ca87571ddb2794e09dae95c218f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-08-28T13:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APSS28082020.pdf: 1882688 bytes, checksum: 7b1b8ca87571ddb2794e09dae95c218f (MD5) Previous issue date: 2020-08-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Contribuições dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lira, Ildo Salvino de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo geral compreender como os jogos podem se constituir como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Em direção aos objetivos específicos, verificar como a professora da Educação Infantil organiza o trabalho pedagógico e a sua relação com os jogos em sala de aula. E por fim, analisar as possibilidades dos jogos pedagógicos no processo de aprendizagem. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, fazendo uso dos instrumentos de observação participante e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de uma turma da Educação Infantil e a respectiva professora da Escola. A escolha dos participantes, assim como, o local da pesquisa, originaram-se a partir da intervenção da autora no Estágio supervisionado e no Programa de Residência Pedagógica do Curso da Pedagogia. Entre os teóricos que foram utilizados para fundamentar este trabalho, destacam-se: Arce (2007; 2011), Brandão (2009); Ferreira (2018), Leal (2009) Kramer (2007). Como resultados constatamos que a professora da turma demonstrou boa concepção sobre a importância do uso dos jogos como recurso, bem como utiliza-os na organização do seu trabalho. Por meio da intervenção foi possível identificarmos os jogos como valiosos recursos pedagógicos que contribuem com inúmeras possibilidades em tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APSS28082020.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons