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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17959
Tipo: | TCC |
Título: | Extensão rural e estágio supervisionado: um estudo de caso da experiência de residência agrária |
Autor(es): | Batista, Edgleis dos Santos |
Primeiro Orientador: | Jesus, Joelma Farias Vieira de |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar a experiência participativa do estágio supervisionado em Residência Agrária bem como seus processos, sendo desenvolvido em uma família da comunidade rural do Sítio Barreiras município de Bananeiras, Paraíba. Onde foi vivenciado a experiência do Residência Agrária e sua importância para o estudante em enquanto extensionista no estágio no contato diário com os camponeses. Foi realizado um processo de observação de forma mais participativa, objetiva e bem mais aprofundada por meio do Residência Agrária, esse processo promoveu uma melhor intervenção, de maneira que fosse significativa para os indivíduos envoltos nas atividades, e também viável dentro daquele contexto de dificuldades das famílias camponesas que possuem menos acesso a políticas e programas sócias, assim como assistência técnica. A teoria vista em sala pode orientar para elaboração das práticas que se realizou durante o estágio, contribuindo na forma de comunicação, na forma da abordagem, nas entrevistas e na elaboração das perguntas e no conteúdo das perguntas. O estágio supervisionado em extensão rural na modalidade residência agrária, é uma ferramenta excelente no contato com os camponeses e também uma forma de aproximar o estagiário da realidade do campo, facilitando a resolução de problemas do cotidiano dos camponeses apoiado na cooperação entre todos os sujeitos envolvidos. |
Abstract: | The aim of this paper is to show the participatory experience of the supervised internship in agrarian residence as well as its processes, being developed in a family from the rural community of Sítio Barreiras municipality of Bananeiras, Paraíba. Where was lived the experience of agrarian residence and its importance for the student as an extensionist in the stage in daily contact with the peasants. A more participatory, objective and much more indepth observation process was carried out through the Agrarian Residency, this process promoted a better intervention, so that it was meaningful for the individuals involved in the activities, and also viable within that context of difficulties of the communities. peasant families who have less access to social policies and programs, as well as technical assistance. The theory seen in the classroom can guide the elaboration of the practices that took place during the internship, contributing in the form of communication, the approach, the interviews and the elaboration of the questions and the content of the questions. The supervised internship in rural extension in the agrarian residence modality, is an excellent tool in contact with the peasants and also a way to bring the trainee closer to the reality of the field, facilitating the resolution of problems of the peasants daily life supported by cooperation between all the involved subjects. |
Palavras-chave: | Residência agrária. Extensão rural. Estágio supervisionado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Agricultura |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17959 |
Data do documento: | 23-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Agrárias |
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