Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17960
Tipo: TCC
Título: Educação especial: formas alternativas no ensino de biologia para inclusão de alunos com limitações visual e/ou auditiva
Autor(es): Santos , Anna Izaura Balbino dos
Primeiro Orientador: Batista , Anabelle Camarotti de Lima
Resumo: Há muito, se negligencia aqueles que não dispõem de condições físicas e/ou psicológicas pertencentes à grande massa. Atualmente, porém, muito se discute sobre caminhos que possibilitam aos portadores de limitações condições de igualdade e equidade perante a sociedade. Levando isso em consideração, buscou-se incluir os universos surdo e cego no ensino médio, ao nível do 1° ano, através da adaptação de instrumentos didáticos relacionados à biologia. Com o objetivo de tornar o ensino mais igualitário para todos, nosso estudo utilizou modelos 3D, confeccionados com materiais doados ou de baixo custo para aquisição. Esses materiais foram preparados com base nas temáticas em biologia descritas no livro didático aprovado para uso em sala de aula. Associado aos modelos, foram trabalhadas questões sobre acessibilidade, convívio e respeito às diferenças. O nosso trabalho incluiu todas as três turmas do 1° ano do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rocha Sobrinho – EEEFMJRS, na cidade de Bananeiras-PB. Para a conclusão das atividades, foram realizados quatro encontros de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e cinco encontros de linguagem/código Braille ao longo do ano. Ao final das intervenções, foi constatado que o trabalho com modelos 3D pode favorecer o aprendizado significativo e duradouro de temas em biologia. Além de promover o trabalho em grupo e o auxílio aos colegas de sala. Como desdobramento dos resultados, indicamos que a familiarização com o Braille e a Libras para alunos que não apresentem limitações visuais ou auditivas se dê no transcurso das aulas, fazendo parte da grade curricular. Acreditamos que assim é possível significar essas linguagens a alunos que não tenham ou pouco tenham contato com elas.
Abstract: For a long time, those who do not have physical and/or psychological conditions belonging to the great mass are neglected. Currently, however, much is discussed about ways that enable people with limitations to have conditions of equality and equity before society. Taking this into consideration, we sought to incorporate the deaf and blind universes in high school, at the level of the 1st year, through the adaption of didactic instruments related to biology. In order to make teaching more egalitarian for all, our study used 3D models made with donated or low-cost materials for purchase. These materials were prepared based on the themes in biology described in the textbook approved for use in the classroom. Associated with the models, questions about accessibility, conviviality, and respect for diferences were discussed. Our work included all three classes of the 1st year of regular high school of the "Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rocha Sobrinho – EEEFMJRS", in the city of Bananeiras- PB. To complete the activities, four meetings of Brazilian Sign Language (known as “Libras") were held and five Braille language/code meetings during the year. At the end of the interventions, we realized that working with 3D models can favor the significant and lasting learning of themes in biology. In addition to promoting group work and helping classmates. As a result, we indicate that familiarization with Braille and Libras for students who do not have visual or auditory limitations takes place during the course of classes being part of the curriculum. We believe that it is possible to mean these languages to students who have little or no contact with them.
Palavras-chave: Educação Especial.
Braille.
Libras. Biologia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Agricultura
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17960
Data do documento: 4-Mai-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIBS28082020.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons