Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Juliana Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-09-01T13:41:24Z-
dc.date.available2020-09-01-
dc.date.available2020-09-01T13:41:24Z-
dc.date.issued2020-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17966-
dc.description.abstractThe present study sought to understand how to theoretically subsidize the school routine with pedagogical practices that make students active subjects in the learning process, using knowledge that has been forming and changing since the change in the role of education and participants. Through the bibliographic survey approach, the study demonstrates how the learning process occurs and then understands how to perceive the difficulties in this process, as well as presents the main types, which are: readingspecific, writing-specific and language-specific difficulties. arithmetic calculus, ie dyslexia, dysgraphia and dyscalculia. The choice for this study model is justified by the need to know and explain how, currently, are exposed the strategies that teachers, in their new role of tutor / advisor / mediator, should look sensibly to their students, contributing to the process of their learning, including those with some learning disabilities, in order to reduce such problems due to the adoption of teaching ways in which students are able to learn to think, learn and develop strategies, making the process more autonomous and efficient. Thus, it was concluded that the implementation of these practices requires breaking of old paradigms and adoption / acceptance of new methods by the educator, family and societypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-09-01T13:41:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRF01092020.pdf: 866731 bytes, checksum: 4203eccb88fc96ce06fe5e24994c7d5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T13:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRF01092020.pdf: 866731 bytes, checksum: 4203eccb88fc96ce06fe5e24994c7d5b (MD5) Previous issue date: 2020-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor - sala de aulapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem e estratégias de ensino na literatura contemporâneapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender os processos de aprendizagem identificando as dificuldades e estratégias desenvolvidas, presentes na literatura contemporânea. Na tentativa de tornar os alunos sujeitos ativos no processo de aprendizagem, utilizando conhecimentos que vêm se formando e se transformando desde a mudança no papel da educação e dos participantes. Por meio da abordagem de levantamento bibliográfico, o estudo demostra como ocorre o processo de aprendizagem para então entender como perceber as dificuldades nesse processo, assim como também apresenta os principais tipos, que são: dificuldades específicas da leitura, específico da escrita e o específico do cálculo aritmético, ou seja, dislexia, disgrafia e discalculia. A escolha por este modelo de estudo se justifica pela necessidade de conhecer e explicar como, atualmente, estão expostas as estratégias que os professores, em sua nova função de tutor/orientador/mediador, devem olhar sensivelmente para seus alunos, contribuindo para o processo de aprendizagem deles, inclusive dos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, na intenção de reduzir tais problemáticas devido ao fato de se adotar formas de ensino em que os alunos são postos como capazes de aprender a pensar, a aprender e a desenvolver estratégias, tornando o processo mais autônomo e eficiente. Assim, concluiu-se que a implementação dessas práticas requer quebras de paradigmas antigos e adoção/aceitação de novos métodos por parte do educador, da família e da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRF01092020.pdf846,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons