Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Beatriz Cabral de Araújo-
dc.date.accessioned2020-09-01T14:20:37Z-
dc.date.available2020-09-01-
dc.date.available2020-09-01T14:20:37Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17969-
dc.description.abstractThis work addresses inclusion in early childhood education from the point of view of teachers. Inclusion is a set of actions aimed at guaranteeing rights in society, and within the school it is a continuous need for the best development and learning of students. The aim of this study was to understand the concept of Early Childhood Education teachers about the inclusion of students with special educational needs. The main authors used in this research were DUTRA et.al. (2008), LOPES; MARQUEZINE (2011), MACHADO (2015), NASCIMENTO (2014), ROCHA (2017), SOUZA (2015), in addition to the LDB, BNCC and ECA documents. The approached work is characterized as a qualitative field research, carried out in a municipal school of early childhood and elementary education, from the application of a questionnaire to a quantity of four teachers. The results indicate that the school does not have materials to work with students who have special educational needs. There is a lack of training and education for teachers to work in inclusive education, thus compromising the learning process of included students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-09-01T14:20:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BCAS01092020.pdf: 895041 bytes, checksum: b32aeeec2614fca5827528f469c01a8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T14:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BCAS01092020.pdf: 895041 bytes, checksum: b32aeeec2614fca5827528f469c01a8a (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleInclusão sob a ótica docente na modalidade da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoEsse trabalho aborda a inclusão na educação infantil sob o ponto de vista das professoras. A inclusão é um conjunto de ações voltadas à garantia dos direitos em sociedade, sendo dentro da escola uma necessidade contínua para o melhor desenvolvimento e aprendizado dos discentes. O objetivo deste estudo foi compreender a concepção dos professores da Educação Infantil sobre a inclusão de discentes com necessidades educacionais especiais. Os principais autores usados nessa pesquisa foram DUTRA et.al. (2008), LOPES; MARQUEZINE (2011), MACHADO (2015), NASCIMENTO (2014), ROCHA (2017), SOUZA (2015), além dos documentos LDB, BNCC e ECA. O trabalho abordado caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, realizado em uma escola municipal de educação infantil e Ensino Fundamental, a partir da aplicação de um questionário a um quantitativo de quatro professoras. Os resultados indicam que a escola não dispõe de materiais para trabalhar com os discentes que apresentam necessidades educacionais especiais. Há falta de capacitação e formação para as professoras atuarem na educação inclusiva, comprometendo assim, o processo de aprendizagem dos discentes inclusos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCAS01092020.pdf874,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons