Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17972
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva: desafios e perspectivas para os professores, em uma escola municipal na cidade de Taperoá-PB
Autor(es): Santos, Janiele Morgana Pereira dos
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso dispõe a temática sobre a Educação Inclusiva: Desafios e perspectivas para os professores, em uma escola Municipal na cidade de Taperoá e expõe uma pesquisa qualitativa, com a participação de professoras do Ensino Fundamental I, em uma escola da Rede Pública situada no Município de Taperoá, Cariri Paraibano no Estado da Paraíba. O objetivo do nosso aprendizado é identificar e solucionar as possíveis causas pela falta de inclusão em escolas públicas, como também, a falta de conhecimento e experiências por parte de professores, encontrando soluções satisfatórias. Destacamos o trabalho de Carvalho (2000), em torno de seu estudo feito por Silveira (et al, 2019, pg. 04), cita que "Educação para todos", "Todos na escola", "Escola para todos", resume o que todos almejam. A metodologia da nossa pesquisa denominada uma pesquisa qualitativa, com o desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e com a participação de sujeitos por meio de perguntas com respostas. Portanto, para fundamentar foram aplicadas questões as mestras de variadas turmas, do segundo, quarto e quinto ano do Ensino fundamental I, para melhor compreender a respeito da inclusão, como trabalhar em sala de aula e aprimorar o saber a essas crianças. As professoras em seus relatos chamaram atenção para a falta de profissionais capacitados em salas de aula, como também materiais didáticos, tudo isso se desemboca numa desvalorização a essas crianças com deficiência. Concluímos que as concepções das professoras a respeito da educação inclusiva retratam a equivalência do quão precisa aperfeiçoar para melhor haver o desempenho tanto do aluno como do professor.
Abstract: This Final Paper presents the theme on Inclusive Education: Challenges and perspectives for teachers in a Municipal School in the city of Taperoá and exposes a qualitative research, with the participation of elementary school teachers in a school of Public Network located in the Municipality of Taperoá, Cariri Paraibano in the State of Paraíba. The goal of our learning is to identify and solve the possible causes for the lack of inclusion in public schools, as well as the lack of knowledge and experience by teachers, finding satisfactory solutions. We highlight the work of Carvalho (2000), around his study by Silveira (et al, 2019, p. 04), cites that "Education for all", "Everyone at school", "School for all", summarizes the that everyone wants. The methodology of our research called a qualitative research, with the development of bibliographic research and the participation of subjects through questions with answers. Therefore, to substantiate questions were applied to teachers of various classes, from the second, fourth and fifth grade of elementary school I, to better understand about inclusion, how to work in the classroom and improve the knowledge of these children. The teachers in their reports drew attention to the lack of trained professionals in the classroom, as well as teaching materials, all leading to a devaluation of these children with disabilities. We conclude that teachers' conceptions of inclusive education portray the equivalence of how much they need to improve in order to better perform both student and teacher.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Pessoas com deficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17972
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMPS01092020.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons