Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gerlândia Gomes da-
dc.date.accessioned2020-09-01T15:34:21Z-
dc.date.available2020-09-01-
dc.date.available2020-09-01T15:34:21Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17974-
dc.description.abstractThe present work addresses the issue of playing in the classroom as a pedagogical resource for teaching and learning for children in Early Childhood Education. From the question: What is the place of Play in the pedagogical practice of the teacher of Child Education?, we seek to understand the pedagogical place of Play in the practice of the teacher of Early Childhood Education. Associated with this objective we also seek: Reflect on the principles and theoretical methodological foundations of Early Childhood Education; characterize play spaces, with reference to a public school in the municipality of Sapé; Reflect on the importance of specific training for the teacher who works in Early Childhood Education. As a support for the research, we opted for the methodology of qualitative approach, through field research, carried out in a public school in the city of Sapé - PB, with teachers of Early Childhood Education. We used as instruments for data collection, observation and a semistructured interview. Our studies indicated that play is a fundamental axis in the pedagogical process and, when we take as a field of analysis the Maria Bernadete Montenegro school, the results obtained from our research show that playing in this institution occupies a central place in the teachers' pedagogical practice of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2020-09-01T15:34:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GGS01092020.pdf: 796296 bytes, checksum: 778c3cebfa066d9380635791e2fc3da4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T15:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GGS01092020.pdf: 796296 bytes, checksum: 778c3cebfa066d9380635791e2fc3da4 (MD5) Previous issue date: 2019-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - sala de aulapt_BR
dc.subjectSala de aula - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleO brincar na educação infantil: observando rotinas na Escola Maria Bernadete Montenegropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a questão do brincar na sala de aula como um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem para as crianças da Educação Infantil. A partir da questão: Qual o lugar do Brincar na prática pedagógica do professor da Educação Infantil? Buscamos compreender o lugar pedagógico do Brincar na prática do professor da nesta modalidade de ensino e associado a esse objetivo buscamos também: Refletir sobre os princípios e fundamentos teóricos metodológicos da Educação Infantil; caracterizar os espaços destinados ao brincar, tendo como referência uma escola pública do município de Sapé; Refletir sobre a importância da formação específica para o professor que atua na Educação nesta área. Como sustentáculo para a pesquisa, optei pela metodologia de abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo, realizada numa escola pública do município de Sapé – PB, com professoras da Educação Infantil. Utilizei como instrumentos para coleta de dados, a observação e uma entrevista semiestruturada. Os estudos realizados indicaram que o brincar é um eixo fundamental no processo pedagógico e, ao tomar como campo de análise a escola Maria Bernadete Montenegro, os resultados obtidos da nossa pesquisa dão conta de que nessa instituição o brincar ocupa um lugar central na prática pedagógica das professoras da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGS01092020.pdf777,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons