Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17997
Tipo: TCC
Título: Percepção dos representantes do setor turístico acerca da imagem do bacharelado em hotelaria da Universidade Federal da Paraíba
Título(s) alternativo(s): Perception of the representatives of the tourism sector about the image of the bachelor of Hospitality at the Federal University of Paraíba
Autor(es): Silva, Elisama Ramos da
Primeiro Orientador: Brambilla, Adriana
Resumo: A imagem refere-se a um valor intangível para as organizações, através dela os consumidores associam sentimentos de identificação e criam expectativas acerca do produto ou serviço que está sendo ofertado. A Universidade Federal da Paraíba é um dos exemplos de como o poder da imagem pode ser associado a qualidade, prestígio e confiabilidade no ensino prestado a toda sociedade. Um dos cursos oferecidos pela UFPB é o bacharelado em hotelaria, que visa formar gestores capacitados para atuação no mercado de trabalho, tendo em vista, a crescente demanda de turistas para cidade de João Pessoa e a necessidade por parte das empresas em mão de obra qualificada. Com base nesses aspectos, o objetivo deste trabalho foi analisar a imagem do bacharelado em hotelaria da UFPB através da percepção dos representantes do setor turístico de João Pessoa. O interesse deste estudo foi discutir informações pertinentes à imagem do referido curso, em relação ao corpo docente e discente, considerando a empregabilidade, bem como as oportunidades e desafios para se adequar às exigências do setor em relação aos futuros profissionais. Para tanto, foi feito um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado ao total de 3 representantes, sendo eles atuantes da PBTur, Convention Bureau e ABIH-PB. Os resultados da pesquisa indicaram que o curso é bem visto pelos entrevistados, no entanto, os mesmos possuem pouco ou nenhum conhecimento acerca dos objetivos do curso, grade curricular, e projetos desenvolvidos para formação do graduando em hotelaria. Evidenciou-se também a necessidade de mais parcerias entre essas instituições com o Departamento de Turismo e Hotelaria, sendo essencial a busca de um diálogo entre a academia com os representantes do trade turístico, como também com empresas do ramo e com o governo para que o curso tenha uma maior aproximação do mercado e esteja alinhado às necessidades do mesmo. Também foi possível comprovar a necessidade da fluência em um outro idioma por parte do graduando em hotelaria, visto que mercado apresenta escassez de profissionais bilingues. De modo geral, a partir do estudo foi possível fazer análises e reflexões para tomada de ações que tragam melhorias e benefícios ao curso, tornando-o valorizado e reconhecido pela sociedade e mercado de trabalho.
Abstract: The image refers to an intangible value for organizations, through which consumers associate feelings of identification and create expectations about the product or service being offered. The Federal University of Paraíba is one of the examples of how the power of the image can be associated with quality, prestige and reliability in the education provided to the whole society. One of the courses offered by UFPB is a bachelor's degree in hospitality, which aims to train qualified managers to work in the labor market, in view of the growing demand for tourists to the city of João Pessoa and the need by companies for qualified labor. Based on these aspects, the objective of this work was to analyze the image of the bachelor's degree in hospitality at UFPB through the perception of representatives of the tourism sector of João Pessoa. The interest of this study was to discuss information pertinent to the image of that course, in relation to the teaching staff and students, considering employability, as well as the opportunities and challenges to adapt to the requirements of the sector in relation to future professionals. For this, a semi-structured interview script was applied, applied to a total of 3 representatives, being active in the PBTur, Convention Bureau and ABIH-PB. The results of the research indicated that the course is well regarded by the interviewees, however, they have little or no knowledge about the objectives of the course, curriculum, and projects developed to train the graduate student in hospitality. The need for more partnerships between these institutions with the Department of Tourism and Hospitality was also evidenced, being essential the search for a dialogue between the academy with the representatives of the tourist trade, as well as with companies of the branch and with the government so that the course has a closer approach to the market and is in line with its needs. It was also possible to prove the need for fluency in another language on the part of the graduate student in hospitality, since the market presents a shortage of bilingual professionals. In general, from the study it was possible to make analyzes and reflections to take actions that bring improvements and benefits to the course, making it valued and recognized by society and the labor market.
Palavras-chave: Hotelaria (Curso) - UFPB
Universidade Federal da Paraíba - Ensino
Imagem Turística
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Hotelaria e Gastronomia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17997
Data do documento: 8-Ago-2020
Aparece nas coleções:TCC - Hotelaria - CCTA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERS14082020.pdf328,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons