Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância de jogos para o ensino dos números inteiros
metadata.dc.creator: Lima, Lisiara Miléia de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Bezerra, Maria da Conceição Alves.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino dos Números Inteiros com a utilização de jogos. Para tanto, fizemos uma análise das atividades presentes no livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental adotado em algumas das escolas públicas e particulares da cidade de Itabaiana-PB, a respeito de atividades que utilizam jogos matemáticos para o ensino dos Números Inteiros, e elaboramos uma sequência didática para a utilização em sala de aula. De acordo com Rêgo & Rêgo (2004) o jogo, se bem escolhido e explorado, pelo professor e alunos pode contribuir para o Ensino de Matemática. No que se refere ao uso de jogos em sala de aula e sobre o ensino dos Números Inteiros, adotamos as concepções de Rêgo & Rêgo (2004), Moura (1994) e Van de Walle (2009). Observamos que as atividades presentes no livro didático adotado nas escolas A, B e C, não se resume apenas a fazer exercícios, a maioria das atividades apresenta-se com o uso de jogos que possam auxiliar os estudantes na aprendizagem das operações com Números Inteiros. Queremos deixar a sugestão da utilização de jogos, por parte dos professores, na medida das condições oferecidas pelas escolas. Pois acreditamos que esse recurso facilita a compreensão das operações.
Abstract: This study aimed to develop an instructional sequence for teaching the integers withthe use of games. To this end, we analyzed the activities present in the textbook of the 7th year of elementary school adopted some of the public and private schools of the city of Itabaiana-PB, on activities that use math games for the teaching of whole numbers, and prepare an instructional sequence for use in the classroom.According to Rego & Rego (2004) the game, if well chosen and exploited by the teacher and students can contribute to the Teaching of Mathematics. With regard to the use of games in the classroom and on the teaching of the integers, we adopt the concepts of Rego & Rego (2004), Moura (1994) and Van de Walle (2009). We observed that the present activities in the textbook adopted in schools A, B and C,is not just the exercise, most of the activities is presented with the use of games that can assist students in learning the operations with integers. We want to make the suggestion of the use of games, from teachers, as the conditions offered by the schools. Because we believe that this feature facilitates the understanding of the operations.
Keywords: Estudo e ensino da matemática
Jogos e recreações matemáticas
Números inteiros
Mathematics games and recreations
Whole numbers
Study and teaching of mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18
Issue Date: 9-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LML09082012.pdf792,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.