Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Lydianne Pereira do | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T20:55:59Z | - |
dc.date.available | 2020-08-25 | - |
dc.date.available | 2020-09-03T20:55:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18002 | - |
dc.description.abstract | This research aims to study the practices of a teacher who worked with the LEMI extension project, trying to understand how she adapts her experience obtained in this project to teach in public school environments. As objectives aims to: Understand the teacher's conceptions about music in Child education; Highlight the methodologies used by the teacher; Identify the main strategies used by the teacher; Analyze the main conceptions about musical education in Brazilian research and; Study the main guidelines information about early childhood education. This research is of a qualitative character, having as the basis for the interview. The results show that the interviewee was able to transpose several of the practices carried out at LEMI for the environment of schools in the Municipality, although some are not possible due to the number of children in the classes and the fact her (of the teacher) acting alone and not in pairs, as in LEMI. The teacher demonstrates commitment to its practice. However, the difficulties encountered in the schools of the Municipal network almost made her give up her career. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2020-09-03T20:55:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPN25082020.pdf: 1216881 bytes, checksum: c900b8c5e9011c18504653730e763a50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-03T20:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPN25082020.pdf: 1216881 bytes, checksum: c900b8c5e9011c18504653730e763a50 (MD5) Previous issue date: 2020-09-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Música - Crianças | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.title | Processos de educação musical infantil na educação básica sob a perspectiva de uma professora | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's musical education processes in basic education from the perspective of a teacher | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sobreira, Silvia Garcia | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo estudar as práticas de uma professora que trabalhou com o projeto de extensão LEMI, procurando perceber como ela adapta sua experiência obtida neste projeto para dar aula nos ambientes de escolas públicas. Como objetivos específicos, pretende-se: Compreender as concepções da professora sobre música na Educação Infantil; Destacar as metodologias utilizadas pela professora; Identificar as principais estratégias utilizadas pela a professora; Analisar as principais concepções sobre educação musical nas pesquisas brasileiras e; Estudar as principais diretrizes oficiais a respeito da Educação Infantil. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo como base a entrevista. Os resultados apontam que a entrevistada conseguiu transpor várias das práticas realizadas no LEMI para o ambiente das escolas do Município, embora algumas não sejam possíveis devido ao número de crianças nas turmas e ao fato dela (da professora) atuar sozinha e não em dupla, como no LEMI. A professora demonstra comprometimento com sua prática. No entanto, as dificuldades encontradas nas escolas da rede Municipal quase a fizeram desistir da carreira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BEZERRA, Igor de Tarso. A musicalização Infantil na UFPB, onde o discente explora e refaz sua prática docente: uma abordagem inicial. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22, 2015, Natal. Anais... Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/A-musicalizacao-Infantil-na-UFPB-- onde-o-discente-explora-e-refaz-sua-pratica-docente--uma-abordagem-inicial. Acesso em: 26 ago. 2019. BEZERRA, Igor de Tarso. Musicalizando crianças: vivências na prática docente. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21, 2013, Pirenópolis. Anais... Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/Musicalizando-criancas--vivencias-na-pratica-docente. Acesso em: 26 ago. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 23 mai. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNEI: Conhecimento de Mundo. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998c, 3v. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020. BRITO, Teca Alencar. Gesto, escuta, pensamento: o jogo musical da infância. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM MÚSICA, 23, 2013, Natal. Anais... Disponível em https://www.amplificar.mus.br/Gesto--escuta--pensamento--o-jogo-musical-da infancia. Acesso em 12 fev. 2020. FRANÇA, C. C. Ecos: educação musical e meio ambiente. Música na Educação Básica, v. 3, n. 3, p. 28-41, 2011. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed3/pdfs/artigo2_3.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020. FRANÇA, Cecilia Cavalieri. Sopa de letrinhas: notações analógicas (des)construindo a forma musical. Música na Educação Básica. Porto Alegre, v.2, n. 2, setembro de 2010. Disponível em < http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed2/pdfs/MEB2_artigo1.pdf> Acesso em 05 fev. 2020. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2011. PACHECO, Eduardo Guedes. Educação Musical na Educação Infantil: uma investigação-ação na formação e nas práticas das professoras. 2005. [118f.]. [Dissertação] (Pós-Graduação) [(Mestrado)]. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSM, Santa Maria, 2005. Disponível em: 47 https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6794/EDUARDO%20PACHECO.pdf?se quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 ago. 2019. PENNA, M. Música(s) e seu ensino. 2. Ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010. PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015. SCARAMBONE, Denise Cristina Fernandes. Práticas musicais na educação infantil: uma pesquisa-ação. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM MÚSICA, 24, 2014, São Paulo. Anais... Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view File/2847/607. Acesso em: 05 mar. 2020. SILVA, Luana Valentim; KONOPLEV, Ekaterina. Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22, 2015, Natal. Anais... Disponível em http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/xxiicongresso/xxiicongress o/paper/viewFile/1459/359. Acesso em 12 fev. 2020. SOUZA, Letícia Caroline; SANTIAGO, Patrícia Furst. Estratégias Pedagógicas para a Musicalização Infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22, 2015, Natal. Anais... Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/Estrategias-Pedagogicas-para-a-Musicalizacao-Infantil. Acesso em: 26 ago. 2019. STEFENE, Lusiane; WEBER, Vanessa. Histórias sonorizadas na educação infantil: o trabalho de pedagogos da rede municipal de ensino de Santa Maria. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21, 2013, Pirenópolis. Anais... Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/data/referencias/ver/Historias-sonorizadas-na-educacaoinfantil--o-trabalho-de-pedagogos-da-rede-municipal-de-ensino-de-Santa-Maria. Acesso em: 23 out. 2019. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LPN25082020.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons