Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Richard Raiff da Costa-
dc.date.accessioned2020-09-04T17:55:09Z-
dc.date.available2020-08-06-
dc.date.available2020-09-04T17:55:09Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18004-
dc.description.abstractThe extracurricular internship in Accounting Sciences aims to assist students in the practice of activities specific to the accountant profession, awakening these graduates to the demands of the labor market. The research intends to analyze the collaboration of this activity in the professional life of these students. The study qualifies as descriptive, the field survey being applied as a technical procedure, with the collection of data obtained through the application of two questionnaire questionnaires, classified in different ways. The first sought to determine the profile of the interviewees, while the second sought to measure the perceptions of each of them about the activities carried out in their respective stages. Issues related to various aspects of the practice of the internship were discussed, such as: whether the subjects addressed in the classroom were sufficient to carry out routine activities in the company to which they are interning, or whether obstacles were encountered in the performance of their duties. The second questionnaire was created in a way that made it possible to use the Likert scale for data analysis. The sample consisted of 81 students, of whom 31 were from the 5th to the 7th period of the morning, and 50 from the 5th to the 9th period of the evening of the Accounting Sciences course at UFPB. The Study showed that, in general, the respondents consider that the activities carried out cooperate significantly for their professional growth, even when students claim to have encountered certain difficulties in relating the subjects treated in the classroom with the activities carried out on the day to day. However, it was possible to confirm that the students agreed that the internship expanded their views on the functioning of business organizations on the accounting aspect, which was considered important, since it improves the quality of the professional who is about to be inserted in the labor market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2020-09-04T17:55:09Z No. of bitstreams: 1 RRCG04092020.pdf: 1125876 bytes, checksum: e6ce3f8b29904b4d13a34ae7e94f0767 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T17:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RRCG04092020.pdf: 1125876 bytes, checksum: e6ce3f8b29904b4d13a34ae7e94f0767 (MD5) Previous issue date: 2020-07-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEstágio extracurricularpt_BR
dc.titleUma pesquisa sobre a importância do estágio extracurricular (não supervisionado/ não obrigatório) para a formação profissional dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Marcelo Pinheiro de-
dc.description.resumoO estágio extracurricular em Ciências Contábeis tem como objetivo, auxiliar os estudantes na prática das atividades próprias da profissão de contador, despertando estes graduandos para as exigências do mercado de trabalho. Na pesquisa analisou- se a colaboração dessa atividade quanto a vida profissional dos estudantes. O estudo qualifica-se como descritivo, sendo aplicado como procedimento técnico o levantamento de campo, com o recolhimento dos dados obtido por meio da aplicação de dois questionários, classificados de maneiras diferentes. O primeiro buscou pautar o perfil dos entrevistados, enquanto o segundo, procurou mensurar as percepções de cada um deles acerca das atividades exercidas em seus respectivos estágios. Foram debatidas questões relacionadas a vários aspectos da prática do estágio, como: se os assuntos abordados na sala de aula foram suficientes para a realização das atividades de rotina na empresa a qual estagia, ou se foram encontrados obstáculos nas realizações dos seus deveres. O segundo questionário foi criado de uma forma que se tornou possível utilizar a escala de Likert para a análise dos dados. A amostra foi composta por 81 alunos, dos quais 31 foram do 5o ao 7o período da manhã, e 50 do 5o ao 9o período da noite do curso de Ciências Contábeis da UFPB. O Estudo mostrou de maneira geral, que os pesquisados consideram que as atividades realizadas cooperam ou cooperaram de forma significativa para o seu crescimento profissional, ainda quando afirmaram ter encontrado dificuldades ao relacionar os assuntos tratados em sala de aula com as atividades realizadas no dia a dia. No entanto, foi possível confirmar que os estudantes concordaram que o estágio ampliou as suas visões acerca do funcionamento das organizações empresariais sobre o aspecto contábil, o que foi considerado importante, visto que aperfeiçoa a qualidade do profissional que está prestes a ser inserido no mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRCG04092020.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.